1) De acordo com nossos estudos sobre Patrimônio Histórico Material E Imaterial, como o Museu Paranaense se tornou um lugar de memória do povo Xetá? *
1 ponto
a) O museu recebe visitas dos Xetás, oportunizando encontros e oficinas com eles; além disso, expõe o acervo de registros do fotógrafo Kozák sobre esse povo.
b) o museu preserva a história do povo xetá por guardar objetos da região oeste do Paraná, local sagrado para o povo Xetá.
c) o museu tem a função de guardar os objetos que não tem mais necessidade para ao povo xetá.
d) tornou-se um lugar de memória do povo xetá por preservar objetos das famílias tradicionais de Curitiba, onde o povo Xetá vivia.
Esta pergunta é obrigatória
2) A história do povo Xetá está relacionada a qual período histórico do estado do Paraná? *
1 ponto
a) Está relacionada com a mudança da capital paranaense, de Paranaguá para Curitiba.
b) Relaciona-se com o período de ocupação da região oeste do Paraná, onde os xetás viviam na região de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíuma e Douradina.
c) Refere-se ao período de fundação de Curitiba e à lenda de Nossa Senhora das Luzes de Pinhais.
d) Está relacionada com o significado da palavra Curitiba, que em guarani significa “grande quantidade de pinheiros”. gente preciso agora mds
Respostas
As respostas corretas são, respectivamente, as letras A e B.
O Museu paraense o qual é conhecido como Museu Goeldi se trata de uma instituição púbica que teve o seu início ali, por volta de 1866.
O mesmo foi vinculado pelo Ministério da ciência e da tecnologia pelo Governo Federal.
Vale frisar que este Museu expõe o acervo do fotógrafo Vladimir Kozák, o trabalho faz menção ao povo xetá. Além do mais, ele também possui vários artefatos culturais e recebe a visita dos xetás que já chegaram a fazer oficinas de arte dentro do local.
Bons estudos!
1. O Museu Paranaense é um lugar de memória do povo Xetá pois recebe promove encontros e oficinas com esses povos e possui um acervo de registros do fotógrafo Kozák. ( alternativa a)
O Museu Paranaense possui um acervo de obras do fotógrafo Vladimir Kozák no qual baseia-se nos povos Xetá. Além do vários artefatos culturais, o museu recebe a visita dos indígenas xetás que promovem oficinas de arte dentro do local.
Em 2017 os irmãos Claudemir e Dival da Silva ( indígenas Xetá) visitaram o museu para conhecer o acervo fotográfico e em meio a tantas obras puderam reconhecer seu tio Kuein e o avô Mã, que aparece confeccionando um chapéu de pele de onça.
As obras de Vladimir Kozák que mostram o povo indígena Xetá foram realizadas entre as décadas 1950 e 1960.
Para mais informações, acesse:
Povos Xetá: https://brainly.com.br/tarefa/75884
2. A história dos povos Xetá está relacionada ao período de ocupação da região oeste do Paraná. ( alternativa b)
Os Xetás ocuparam a região oeste do Paraná, nas mediações de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíuma e Douradina.
Por volta da década 1950, na região centro-sul do Estado do Paraná, os historiados tiveram o primeiro contado oficial com os povos Xetá devido ao processo de colonização e exploração cafeeira no noroeste dessa região.
Atualmente, o povo Xetá luta por ter poderio de uma terra própria. De acordo com a FUNAI a Terra Indígena Xetá encontra-se em processo de demarcação pelo governo federal.
Para mais informações, acesse:
Povos Xetá: https://brainly.com.br/tarefa/35016476