• Matéria: Português
  • Autor: mariansilva227
  • Perguntado 5 anos atrás

agora que voce ha tem uma ideia geral de seu texto, chegou o momento de registrar sua história de aventura! não esqueça que voce e o autor, portanto essa aventura e totalmente sua! use a criatividade e... mao no lapis! lembre-se de dar um titulo a sua história​

Respostas

respondido por: guilhermeth2465
5

Resposta:

Tags: VIVER DE BLOG

HOME > ARTIGOS > VIDA NÔMADE

8 dicas para melhorar seus relatos de viagem e contar histórias inesquecíveis

Por Natália Becattini Postado em 16-08-2018 | Atualizado em 16-08-2018

Escrever bons relatos de viagem é uma arte. Vai muito além de contar o preço e o horário de funcionamento de uma atração ou de passar os macetes para os leitores. Viagens são momentos cheios de desafios e quase sempre levam a alguma transformação e aprendizado. Um processo muito parecido ao da Jornada do Herói, o que torna nossas peregrinações uma fonte infinita de histórias e narrativas.

Não é à toa que algumas das melhores histórias do mundo são sobre viagens, nem é sem motivo que viagens reais inspiraram alguns dos maiores best-sellers recentes. Sejam reais ou imaginadas, literatura ou jornalismo, as crônicas e relatos de viagem são um gênero textual que nunca sai de moda e, hoje, nesse espaço democrático que é a internet, todo mundo tem um cantinho para publicar os seus. Veja aqui algumas dicas que reunimos ao longo do nosso trabalho no 360meridianos sobre criar relatos de viagem que valem a pena ser lidos.

Leia mais:

Livros de viagens escritos por mulheres

Iniciativas de jornalismo de viagem que valem a pena acompanhar

Prepare-se antes de viajar

Uma das coisas que eu mais gostei de participar do Projeto Wakaya foi poder colocar em prática o que eu aprendi na minha pós em Jornalismo de Viagens. Começamos a nos preparar para os textos e vídeos que iríamos fazer muito antes de entrar no avião. Dividimos o mapa da América Latina entre os membros do grupo e cada um ficou responsável por pesquisar tudo o que fosse possível sobre as línguas indígenas daquele lugar. Sempre que chegávamos a um novo país, já tínhamos claro quais contatos acionar e quais os temas que poderíamos abordar. Embora mais de uma vez tenhamos jogado tudo isso para o alto para ir atrás de uma nova história que descobrimos no processo – tanto porque era mais interessante, quanto porque era mais compatível com nosso tempo e recursos -, não vejo como o projeto poderia ter sido concretizado sem essa pesquisa prévia.

Pesquise possíveis temas sobre os quais você gostaria de escrever e leia o que foi e está sendo publicado sobre o destino no momento. Viaje informado. Faça uma lista com os textos que você quer tirar daquela viagem, anote os lugares que você precisa ir e as pessoas com as quais precisa falar. Inclua essa produção no seu planejamento de viagens. É claro que alguns desses temas vão cair – para usar o jargão jornalístico de quando uma pauta não se sustenta – e outros vão surgir no caminho. Anote todos mesmo assim, até os que você sabe que não poderá fazer.

Só escolha o título e o Final da história

Perguntas similares