• Matéria: Geografia
  • Autor: luizastraceru
  • Perguntado 5 anos atrás

gnt preciso de ajuda, nn consigo fzr essas questoes:
Em que profissões se encaixam as pessoas de baixa renda?
Em que nível social se encontram as pessoas que procuram uma universidade?
O que são as cotas sociais nas faculdades?

Respostas

respondido por: gersonleiva2
1

R-A)

diaristas

trabalhadores informais

motoristas

catadores de recicláveis

Feirantes;

Barraqueiros de praia;

Ambulantes;

Feirantes;

Camelôs;

entregadores de aplicativo

servente de pedreiro

ajudantes gerais

pescadores

pedreiro

etc...

R-B)O perfil das famílias foi composto a partir das informações relativas ao nível de escolaridade dos pais, jornada de trabalho do ingressante durante o ensino médio, participação do ingressante na vida econômica da família e renda familiar, entre outros.

Todos os pais dos alunos que ingressaram via PAS no curso de Direito possuem curso superior completo; no de Engenharia, 85,7% e no de Medicina, 81,3%. Já dos ingressantes via vestibular, 72,2% do curso de Direito, 61% do curso de Engenharia e 55,6% do curso de Medicina possuem esse nível de ensino. Comparando os três cursos, verifica-se que 89,4% dos pais dos ingressantes via PAS têm curso superior completo e dos que ingressaram via vestibular, 63%. Independentemente da forma de acesso, o curso de Direito apresenta o maior percentual de pais com curso superior completo, 86%, seguido pelo curso de Engenharia, 73%, e pelo curso de Medicina, 68,3%.

No nível superior, os pais aparecem com percentual superior ao das mães. As diferenças mais significativas são identificadas entre os pais e as mães dos alunos que ingressaram via PAS para os três cursos. Entre os pais e mães dos alunos que entraram via vestibular, não há diferenças, com exceção do curso de Engenharia que apresentou uma diferença pequena: pais, 61%, e mães, 55,6%. Os pais e mães dos que ingressaram via PAS apresentaram, em relação aos que entraram via vestibular, maior escolaridade com curso superior completo.

Os resultados do Exame Nacional de Cursos de 2000 mostraram, entre outros fatores, que a formação dos pais influencia o resultado do processo seletivo de ingresso na universidade e o desempenho acadêmico do aluno. No mesmo sentido, a Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – PNAD – de 1999 aponta que, via de regra, as pessoas com maior renda possuem curso superior completo.

Famílias em que os pais possuem melhor nível de escolaridade propiciam aos filhos o desenvolvimento de padrões de língua oral que mais se aproximam da língua escrita exigida pela escola. De acordo com Soares (apud Vianna), diante de tal situação

R-C)Uma cota social é uma reserva de vagas para candidatos que foram prejudicados injustamente, com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades.

Espero ter ajudado?

Perguntas similares