3) Entre os séculos XV e XVII, a história do Reino do Congo esteve entrelaçada com a de mercadores e missionários europeus. Leia o fragmento de um rei do Congo no século XVII e responda às questões. [...] e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males [...] Garcia II, rei do Congo, século XVII. a) Qual a posição de Garcia II em relação à escravidão? b) O que motivou os reis do Congo a colaborar com o comércio de escravizados dos europeus? c) Os fatores que motivaram a escravidão no Congo antes da chegada dos portugueses eram semelhantes aos dos europeus?
Respostas
respondido por:
19
a) Garcia II lamenta a ocorrência do tráfico de escravizados da África e destaca a responsabilidade dos reis do Congo por sua ocorrência.
b) Eles acreditavam que adquirindo elementos culturais dos europeus ampliariam seu prestígio e ampliariam seus poderes adquirindo tecnologia e armas mais eficazes para a conquista de territórios e povos.
c) Não. Como em outras partes da África, a escravidão praticada no Congo estava relacionada a disputas e guerras que submetiam os derrotados à condição de prisioneiros e escravizados. Entre os europeus, a motivação era o lucro com o comércio dos escravizados.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás