1-Explique como a presença dos povos muçulmanos na Península Ibérica influenciou a formação dos Estados Nacionais na região.
2-Que fatores foram responsáveis pelo pioneirismo ibérico na expansão marítima?
Respostas
Resposta:
1) Os muçulmanos se resolveram expandir o mundo árabe e se estabeleceram na península ibérica, contanto, no século XI, o contexto das cruzadas ofereceu a formação do movimento de reconquista. Nesse movimentos, os reinos cristãos de leão, Castela e Aragão se juntaram com o único objetivo de acabar com a dominância muçulmana sobre a região. Por meio dessa mobilização, tivemos o ensaio da formação do Estado espanhol que se fortaleceu e se concretizou vinte e dois anos mais tarde, quando a expulsão dos muçulmanos já havia sido realizada
B) A partir do século XV, com a crise do feudalismo, a Europa passava por uma transição de poderes. Neste contexto, começaram a se formar os estados nacionais, sendo os primeiros, Portugal e Espanha que conseguiram se unificar antes dos demais. Como Portugal já desenvolvia certas técnicas de navegação, a ajuda da Espanha contribuiu imensamente para o aprimoramento dessas técnicas, fazendo com que eles imprudentemente fossem em busca de uma nova rota comercial para a Índia
Explicação:
A explicação já deixei presente nas respostas
1- A forte presença de povos muçulmanos, provenientes do Norte da África, na Península Ibérica fez com que reinos que hoje formam o Estado espanhol e português se unissem para fortalecer seu poder na região, criando assim Estados Nacionais.
2- A unificação dos reinos que formaram os Estados português e espanhol, aliados ao alto volume de recursos em ambos Estados e à experiência técnica dos portugueses na navegação, nos ajudam a entender o pioneirismo Ibérico na expansão marítima.
A formação dos Estados na Península Ibérica e o mercantilismo
O século XV é marcado na Europa pela chamada crise do feudalismo. São gerados os primeiros Estados-Nação, com destaque para o pioneirismo dos Estados Ibéricos, que contavam com forte ocupação muçulmana, fator visto como ameaça cultural e econômica.
Estes Estados Nacionais acabam por também liderar a criação de um novo modelo de acumulação de capital, chamado atualmente de mercantilismo, baseado na expansão territorial, acúmulo de metais preciosos e na exploração, pelos nascentes Estados-Nação europeus, dos recursos e do trabalho dos povos originários de novas terras além-mar, mais especificamente nos continentes africano, asiático e americano.
Para saber mais sobre mercantilismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46633
#SPJ2