• Matéria: História
  • Autor: alexteodoro641
  • Perguntado 5 anos atrás

A implementação da indústria automobilística foi uma das metas alcançadas pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). A política de industrialização e de internacionalização da economia foi recebida por grande parte da população brasileira como um avanço social. Eram os chamados “anos dourados”, dominados por certo espírito de prosperidade e confiança, comum à boa parte do mundo ocidental. Além da meta citada, cite outras metas que ocorreram durante o governo de JK.

Respostas

respondido por: victoriakfisher8
2

Resposta:

A gestão de Juscelino Kubitschek também foi marcada pela implementação de um ambicioso programa de obras públicas com destaque para construção da nova capital federal, Brasília. Em 1956, já estava à disposição do governo a lei nº 2874 que autorizada o Executivo Federal a começar as obras de construção da futura capital federal.

o governo federal elaborou o Plano de Metas, que previa um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.

a instalação de filiais de grandes empresas gerou muitas oportunidades de empregos na região.

Explicação:

A política de JK, que era de base econômica desenvolvimentista, apresentou vários pontos positivos, mas também alguns negativos para o Brasil. Com a entrada de grandes empresas, empregos foram gerados, contudo o país acabou ficando muito dependente do capital externo. A zona rural foi deixada de lado com o investimento na industrialização nas capitais, algo que prejudicou bastante os trabalhadores do campo e a produção agrícola. Brasília foi uma ótima ideia, contudo a dívida externa deixada por essa obra cresceu significativamente. Problemas com a migração e o êxodo rural descontrolados fizeram a pobreza e violência aumentarem consideravelmente.

Perguntas similares