• Matéria: História
  • Autor: gabrielasilva2445
  • Perguntado 5 anos atrás

Oi podem me ajuda ? :(




As pressões inglesas para a abolição da escravidão ocorriam desde a época em que o Brasil necessitava obter o reconhecimento de sua independência, ocorrida em 1822. As discussões para atender às exigências inglesas foram retomadas a partir da década de 1840. Nesse contexto, em 1850, foi decretada a Lei Eusébio de Queirós, que estabelecia o fim do tráfico de escravizados africanos para o Brasil. A respeito dessa Lei, analise o fragmento de texto abaixo:

Obrigados pela Lei de 1850 [Eusébio de Queirós] a contar unicamente com os escravos existentes no território brasileiro, os proprietários de escravos, em especial na lavoura cafeeira, passaram a disputar a mão de obra disponível. Os resultados logo vieram: dinamizou-se o comércio de escravos entre as regiões de economia decadente, como as do açúcar e da mineração, e as áreas mais prósperas, no caso a região cafeeira no centro-oeste do país.

MARIN, Marilú Favarin. Trabalho escravo, trabalho livre. 2. ed. São Paulo: FTD, 1999. p. 24.


Após análise do texto e com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(A) A aprovação da Lei Eusébio de Queirós provocou a diminuição do número de escravizados e, consequentemente, dinamizou o comércio interno dessa mão de obra.
(B) Após a assinatura da Lei em 1850, somente os imigrantes italianos passaram a ser utilizados como mão de obra na lavoura cafeeira.
(C) Após a assinatura da Lei Eusébio de Queirós, os escravizados passaram a ser remunerados pelo trabalho realizado.
(D) Com a assinatura da Lei Eusébio de Queirós ocorreu a proibição do comércio de escravizados.

Respostas

respondido por: lucasfortes2019
4

Resposta:

Letra :D pois a lei de Eusébio proibia o comércio de escravos

Perguntas similares