as características e exemplos das seguintes figuras: metáfora, comparação, hipérbole e pleonasmo.
Respostas
Resposta:
Comparação é uma figura de linguagem caracterizada pela analogia explícita entre termos de um enunciado, já que conta com a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Isso já não acontece com a metáfora, que também realiza uma analogia, porém sem a presença desse tipo de conectivo. Ex: A chuva cai como minhas lágrimas.
Metáfora é a designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança. Ex: Ele tem uma vontade de ferro.
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Ex: Estou morrendo de fome!
O pleonasmo compõe o conjunto de figuras de sintaxe. ... Nesse caso o pleonasmo se torna vício de linguagem e é denominado pleonasmo vicioso. Acontece comumente na interação oral entre os falantes. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora” "entrar pra dentro".