3-
A religião na sociedade egípcia era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. Existia
o deus do Sol, da Agricultura, dos Mortos, entre tantos outros. Cada cidade-Estado do Egito Anti-
go tinha o seu deus protetor. Pesquise no livro didático ou na internet e, em seguida, preencha a
tabela listando quais eram os principais deuses do Antigo Egito e sua função dentro da sociedade.
Respostas
Resposta:
Sekhmeth
Deusa com cabeça de leoa, Sekhmeth é filha de Rá e,
por isso, reflete o aspecto destrutivo do Sol.
Função - Sekhmeth
Sacmis ou Sequemete (Sekhmet), na mitologia egípcia, é a deusa da vingança, da guerra e medicina do Antigo Egito. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis. A deusa egípcia é representada com a cabeça de uma leoa e tem o calor do sol como o seu principal poder.
Bastet
Ligada à fertilidade, Bastet é a deusa da fertilidade, sexualidade e do parto. Com cabeça de gato e corpo de humano, ela é considerada a protetora das mulheres.
Função - Bastet
Era evocada para proteger o rei na batalha.
Anúbis
Com cabeça de chacal, Anúbis nasceu da união de Osíris e Nephthys. Foi responsável pela mumificação ao embalsamar o corpo do pai.
Função - Anúbis
Anúbis (em grego antigo: Ἄνουβις) ou Anupo foi como ficou conhecido pelos gregos deus egípcio antigo dos mortos e moribundos, guiava e conduzia a alma dos mortos no submundo
Hathor
Deusa guardiã das mulheres e protetora dos amantes. Hathor é esposa de Hórus, representada com a cabeça ou as orelhas de uma vaca.
Função - Hathor
Como deusa do céu era a mãe ou consorte do deus do céu Hórus e do deus do sol Rá, ambos os quais eram conectados com a realeza, assim ela era a mãe simbólica de seus representantes terrenos, os faraós.
Hórus
Filho de Osíris e Ísis, Hórus é representado com cabeça de falcão e corpo de homem. É o protetor dos faraós e das famílias. Lutou contra Set pelo trono do principal deus do Egito após o assassinato de seu pai, Osíris.
Função - Hórus
Como deusa do céu era a mãe ou consorte do deus do céu Hórus e do deus do sol Rá, ambos os quais eram conectados com a realeza, assim ela era a mãe simbólica de seus representantes terrenos, os faraós.
Nephthys
Irmã-esposa de Set e após a morte de Osíris, separou-se de seu esposo e juntou-se à sua irmã Ísis em luto.
Função - Nephthys
Nephthys é a deusa da morte, das trevas e do protetor das almas. Ela é representada com hieróglifos da coroa representando uma casa, geralmente com uma cesta, e às vezes ela é representada pelo falcão.
Set
Deus do caos, Set é responsável pelas guerras e por toda a escuridão. Com a forma do porco-formigueiro, ele matou seu irmão: Osíris.
Função - Set
Seth, também referido como Set (em egípcio antigo: stẖ; em grego clássico: Σήθ; romaniz.: Séth), Setesh, Sutekh, Setekh ou Suty, é um deus egípcio do caos, da seca, da guerra, o senhor da terra vermelha (deserto) onde ele era o equilíbrio para o papel de Hórus como o senhor da terra negra (solo). Em mitos, Seth é o deus da confusão, da desordem e da perturbação, que é enfatizada pela escrita hieroglífica em que o animal de Seth serve como determinante para conceitos negativos (autoritarismo, fúria, crueldade, crise, tumulto, desastre, sofrimento, doença, tempestade). Mestre de trovões e relâmpagos, exerce seu poder nas margens do Egito, que são terras do deserto, áreas áridas e países fora da planície do Nilo. Seth é um deus complexo.
Ísis
Esposa-irmã de Osíris, Ísis era protetora, piedosa e estava relacionada à magia. Com Osíris teve o filho Hórus.
Função - Ísis
O papel de Ísis nas crenças do pós-vida era baseado no mito. Ela ajudava a restaurar as almas dos mortos a completude da mesma forma como havia feito com Osíris. Assim como outras deusas, como Hator, ela também atuava como mãe dos mortos, proporcionando proteção e nutrição.
Osíris
Descendente de Rá, Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro Faraó do Egito.
Função - Osíris
Osíris governou a terra (o Egito), tendo ensinado aos seres humanos as técnicas necessárias à civilização, como a agricultura e a domesticação de animais. Foi uma era de prosperidade que contudo chegaria ao fim. O irmão de Osíris, Set, governava apenas o deserto, situação que não lhe agradava.
Rá-Atum
Primeiro deus do panteão, Rá-Atum é o responsável pela criação do mundo. Representado pelo Sol, ele é descrito de diversas formas, sendo a mais comum com a face de uma ave de rapina. Os egípcios acreditavam que seu rei (o Faraó) era a encarnação de Rá.
Função - Rá-Atum
A mitologia egípcia é composta por mistérios e segredos. Cada divindade contém seus significados e são relacionados a fenômenos da natureza. Dentro dessa mitologia, tem-se a ciência de Rá que é considerado a principal divindade da mitologia egípcia, conhecido como o deus sol, devido à importância da luz para a produção dos alimentos. As características deste Deus são poder, força e criatividade.
Explicação:
:) Espero ter ajudado e Bons Estudos!
na parte da função aí vc resume pra uma palavra só para caber.