Respostas
Resposta:
Pansori (판소리), é um gênero folclórico de música sul-coreana. É apresentado por uma vocalista (sorikkun) e um percussionista (gosu, que toca um buk). O nome é derivado de pan (“lugar onde muitas pessoas se reúnem”) e sori (“som”). Esta tradição popular, é caracterizada por um canto expressivo, discurso estilizado, um repertorio de narrativas e gestos, sendo representativo da cultura folclórica da Coreia.
Uma performance completa de pansori geralmente dura de 3 a 9 horas, com a cantora descrevendo todos os papeis dos personagens na história. Um gosu acompanha a cantora em um tambor tradicional e contribui tambem com sons e palavras de incentivo, conhecidas como “chuimsae”, que podem ser: “eolssu“, “eu-iee” ou “eolssigu”, ou respondendo para a cantora como se ele fosse um personagem da história, fazendo a atuação mais emocionante.
Originalmente, o pansori era performado na maioria das províncias do sul da Coreia entre plebeus, eventualmente veio ser apreciado por um amplo público, incluindo a classe média, nobres e até o rei no final o período de Joseon (1392-1910). Com o público tornando-se mais amplo, os cantores profissionais tiveram que atender a um público mais diversificado apresentando-se em vários lugares, incluindo casas particulares e espaços aberto ao público.