• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariaineslobito
  • Perguntado 5 anos atrás

Fundamento da filosofico

Respostas

respondido por: debbyyyy30
0

A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si próprio. Ela é, antes de mais nada, um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas.

A filosofia questiona as práticas políticas, científicas, técnicas, ética, econômica, cultural e artística.

A filosofia nasceu no século VI a.C, com os filósofos que antecederam a Sócrates. Naqueles tempos as pessoas não tinham entendimento da realidade em que viviam, assim começaram a criar mitos para poderem explicar sua vivência e por muitos anos foi assim, como por exemplo os mitos gregos. A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega, assim como, dentro de certos limites, coexistem na nossa.

Com o passar dos anos, começou-se a busca pela Arché, que seria o principal elemento para a vida e as respostas à indagação sobre o principio das coisas foram múltiplas e divergentes: para Tales era a água, para Anaxímenes o ar etc. e com essa diversidade de respostas rompeu-se a concepção mítica.

A atitude filosófica rejeita a interferência de deuses, do sobrenatural, buscando coerência interna, definição dos conceitos, debate e discussão.

Quando a filosofia surgiu entre os gregos, no século VI a.C, ela englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita quanto ao que chamamos hoje de conhecimento científico. O filósofo teorizava sobre todos os assuntos, procurando responder não só ao porquê das coisas, mas, também, ao como, ou seja, ao funcionamento delas.

Foi só a partir do século XVII, com Galileu e o aperfeiçoamento do método científico, fundado na observação, experimentação e matematização dos resultados, que a ciência começou a se constituir como forma específica de abordagem do real e a se destacar da filosofia. Apareceram, pouco a pouco, as ciências particulares, que investigam a realidade sob pontos de vista específicos: à biologia,  a natureza dos seres vivos, à química, as transformações das substâncias, à astronomia, os corpos celestes etc.

bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares