Como esses produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme? Que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele? E quais teriam maior dificuldade?
Respostas
Resposta:
Existem duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele: a via transepidérmica e os anexos cutâneos. A penetração de substâncias pela via transepidérmica ocorre através de duas rotas: iuntracellar e intercelular.
Pela rota intracelular, as moléculas passam através dos corneócitos, envelope de lipídeos e apêndices cutâneos, percorrendo caminhos hidro e lipofílicos, o que dificulta a penetração.
Pela rota intercelular, as moléculas penetram na pele passando entre os corneócitos, de forma a percorrer um caminho tortuoso e mais longo.
A pele tem a capacidade de absorver diversas substâncias. Algumas penetram as camadas mais superficiais e, outras, as mais profundas do órgão, podendo entrar inclusive na corrente sanguínea. A penetração de substâncias de cosméticos, por exemplo, nem sempre é possível por causa de barreiras naturais – como principalmente o estrato córneo (camada mais externa da pele.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.
A via transepidérmica pode acontecer por duas rotas: intracelular e intercelular.
Como a pele tem a capacidade de absorver diversas substâncias, sabe-se que algumas penetram as camadas mais superficiais e a penetração de de cosméticos encontra empecilho na barreiras naturais, como por exemplo, o estrato córneo.