Respostas
Resposta:
Os desafios da gestão escolar aumentam ao mesmo tempo que as mudanças na educação invadem o mundo todo. Por isso, é natural que muitos gestores educacionais ainda encontrem dificuldades para atender às novas demandas.
1. Estimular competências e habilidades do século 21.
A educação vem acompanhando as transformações do século 21. Aqui no Brasil, a gestão pedagógica ainda busca se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo. Tudo isso exige uma demanda cada vez maior de que as escolas ajudem os estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades, o que traz mais desafios para os gestores escolares na adaptação de seus currículos. Essas demandas respondem às exigências da sociedade que espera encontrar indivíduos capazes de: liderar, tomar decisões, resolver conflitos e, claro, utilizar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica.
2. Incluir a tecnologia em sala de aula
Em tempos de um verdadeiro tsunami de novas informações, é importante que a escola tenha uma postura atenta ao uso da tecnologia. Afinal, os avanços tecnológicos não só estão presentes em nosso dia a dia, como também fazem parte do futuro do mercado de trabalho. E preparar os estudantes para a vida profissional é algo que os pais valorizam na escola. A utilização de metodologias ativas contemporâneas é uma excelente alternativa. Além disso, a proposta dessas aulas é que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem, guiados pelo professor. Assim, você também trabalha com os alunos o desenvolvimento das desejadas novas habilidades e competências.
3. Motivar o corpo docente
Os professores são uma peça fundamental em qualquer sistema educacional. Por isso, as estratégias de ensino mais inovadoras podem não trazer os resultados desejados se os educadores estiverem desmotivados. Um desafio para, gestores educacionais na atualidade, é estar atento à sua equipe estimulando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas adequadas às demandas de educação do século 21.
4. Problemas de comunicação
A gestão escolar necessita de muita colaboração e comunicação. Gestores, funcionários, professores, alunos e pais precisam conversar. Mas onde há lacunas de comunicação, certamente existem expectativas e insatisfações não conhecidas. A comunicação interna alinhada otimiza os processos administrativos e acadêmicos, tornando a escola mais competitiva. É importante desenvolver um contato com crianças e adolescentes reconhecendo que ele exige uma abordagem especial de linguagem. E não deixar de estimular a escuta ativa. Com os alunos como protagonistas de seus processos de aprendizagem, é preciso reconhecer o que eles têm a dizer.
5. Lidar com o bullying e as distrações durante a aula.
O bullying sempre existiu como um desafio na gestão escolar. No entanto, ele está presente também no ambiente tecnológico. Discutir o cyberbullying entre os alunos, por exemplo, é fundamental. As distrações também são um problema frequente em sala de aula. Não é para menos: os jovens do século 21 são constantemente bombardeados por estímulos e novas informações. E competir com os recursos tecnológicos é uma tarefa um tanto quanto complicada. É aqui que as metodologias que trabalham com a tecnologia podem ser uma ferramenta ao favor. Elas conseguem captar o interesse desses alunos com as ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo que estimulam o aprendizado.
Explicação:
Espero que tenha ajudado!