• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marcosarão
  • Perguntado 9 anos atrás

A Psicologia é e tem sido fundamental para que o professor entenda como as crianças e jovens se desenvolvem. Mas será que somente a Psicologia basta para que o professor saiba como ensinar seu aluno?

Sim. A Psicologia é suficiente para que o professor ensine bem seus alunos. Os conhecimentos da Psicologia destacam dados da realidade socioeconômicas de cada aluno ou como ele se porta demograficamente na comunidade do entorno da escola. Esses conhecimentos psicológicos dão base segura para o professor ensinar.

Sim. O professor que estudou e aprendeu a teoria de Piaget está apto a entender como ocorre o aprendizado de seus alunos. Professores, no decorrer de sua formação acadêmica e cursos de capacitação, precisam aprender sobre os teóricos da Psicologia para entender cada fase do desenvolvimento das crianças e jovens. Somente assim conseguirão acompanhar o aprendizado de seus alunos.

Não. A Psicologia esclarece muito sobre o desenvolvimento das crianças e jovens. Suas teorias são embasadas cientificamente, referindo-se sempre a uma amostragem em tese ou na média de determinada população em estudo. Trata-se de um conhecimento genérico e universalizado. É fundamental que o professor conheça, também, dados mais próximos de seus alunos. Dados que lhes permitam conhecer a realidade de cada aluno. Ou seja, informações sobre a origem social, econômica, cultural e outras que retratem as condições reais da vida de seus alunos.

Não. Além da Psicologia o professor deve aprender Sociologia para compreender as características das famílias dos alunos, da comunidade que cerca a escola, além de características da cidade e do país. A
Sociologia indica a posição social e cultural dos alunos e características de suas etnias. Assim, o professor tem em mãos todos os contextos em que vivem seus alunos.

Respostas

respondido por: acmarcelle
2
Alternativa correta: C.
O professor deve conhecer o contexto social do seu aluno.
Perguntas similares