• Matéria: História
  • Autor: lincolncmo
  • Perguntado 5 anos atrás

O final da Idade Média foi marcado pela formação de vários Estados ou monarquias nacionais europeias. Tendo em vista esse tema, responda às questões abaixo. a) Por que a crise do feudalismo favoreceu a formação das monarquias nacionais? b) Ao se aliar, reis e burgueses obtiveram vantagens. Indique e explique quais foram essas vantagens.

Respostas

respondido por: analuizaaguiar911
0
a) A crise do feudalismo e o desenvolvimento da economia favoreceram a formação das monarquias nacionais porque enfraqueceram os senhores feudais, diminuindo o poder político local da nobreza e, dessa forma, abrindo espaço para a ação política dos reis.b) Os reis, apoiados pelos burgueses, tornaram-se articuladores da aristocracia e criaram os primeiros Estados Nacionais. Com as contribuições da burguesia, equiparam seus exércitos e ampliaram sua autoridade por um vasto território. Os burgueses tiveram suas atividades comerciais favorecidas ao apoiarem o rei, pois beneficiaram-se da centralização administrativa, da garantia de continuidade devido à existência da hereditariedade do poder real, da unificação de leis e impostos, além de contarem com o apoio do Estado para seus empreendimentos mais ambiciosos, como a expansão marítima européia.

b) Foi a aliança entre o rei e a burguesia que basicamente deu início às Monarquias Nacionais. A burguesia se beneficiou com a existência de uma língua só, a unificação do sistema monetário (que facilitarias os negócios) além de possuir mais segurança mas transações nacionais. Já o rei, beneficiou-se pois concentraria dinheiro, exército e poderes (executivo, legislativo e judiciário) em sua mão.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares