• Matéria: Geografia
  • Autor: julianazar700
  • Perguntado 5 anos atrás

explique atualmente as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores?​

Respostas

respondido por: 4501539231
4

Resposta:

O mundo vem sofrendo várias transformações no desenvolvimento do trabalho, em todos os âmbitos. Atualmente somente o conhecimento adquirido no curso de formação universitária, não garante a colocação de um profissional, e até mesmo o fato de ter trabalhado por muitos anos em uma mesma empresa, que era considerado um fator importante, não é mais levado em consideração no momento da inserção profissional.

Durante alguns anos as organizações vêem criando e desenvolvendo conhecimentos e experiências para atender ao novo cenário do mundo globalizado, alinhando as políticas de Recursos Humanos (RH) com a estratégia da empresa, e combinando necessidades individuais das pessoas com as da organização.

Diante deste cenário, onde o mercado de trabalho é competitivo e as organizações buscam cada vez mais pessoas qualificadas, para atender os seus objetivos estratégicos, é que surgiu a necessidade de pensar quais as competências necessárias, que possibilitam ao individuo ingressar e estabelecer-se no mercado de trabalho. Isso acontece através do desenvolvimento das suas qualificações, objetivando atender as necessidades básicas da organização e do seu negócio, para garantir resultados no mercado.

Para concepção do profissional é necessário possuir algumas competências básicas, como: conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, valores e outras características pessoais, que são importantes o desempenho das atividades. Estas competências, muitas vezes, são reconhecidas quando aplicadas no contexto empresarial, caracterizando o perfil profissional do indivíduo e favorecendo no seu desenvolvimento profissional.

Diante desse contexto, surgiu a seguinte indagação: Quais as competências necessárias para obter a inserção no mercado de trabalho?

O objetivo geral desse trabalho é conhecer quais as competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho, e os específicos são:

Estudar as exigências do mercado de trabalho,

Conhecer as definições e os aspectos que possibilitam o desenvolvimento de competências e

Apresentar instrumentos que possibilitem o ingresso no mercado de trabalho.

A pesquisa se enquadra na modalidade teórica, utilizando o método hipotético-dedutivo, cujos procedimentos metodológicos são: Pesquisa bibliográfica nas seguintes áreas: Recursos humanos, Gestão de pessoas e Pesquisa eletrônica em sites especializados .O Desemprego conjuntural, ou desemprego cíclico, é o desemprego causado por uma crise econômica. Essa forma de Desemprego é involuntária, As pessoas desejam trabalhar mas não encontram emprego devido ao ciclo econômico em fase depressiva.

Na sociedade atual, que sobrevaloriza o indivíduo e a capacidade de acumulação de bens materiais, o desemprego é, sem dúvida, um dos maiores medos sociais. Para piorar a situação, nas crises econômicas, o temor aumenta e alguns empresários aproveitam-se disso, reduzindo os valores dos salários (arrocho salarial) como forma de aumentarem os próprios lucros, apesar da proteção das leis trabalhistas.

ESPERO TER AJUDADO.

respondido por: julia532456
3

Resposta:

Explicação:

2. INTRODUÇÃO

3. RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOR E EMPREGADO

3.1 Conceito de empregador

3.2 Características do empregador

3.3 Poder patronal

3.4 Conceito de Empregado

3.5 Características do empregado

3.6 Relação de emprego e suas características

3.7 Deveres do empregador e do empregado quanto à segurança e medicina do trabalho

4. MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

4.1 Conceituação de meio ambiente do trabalho

4.2 Meio ambiente do trabalho adequado

4.3 Natureza jurídica do meio ambiente do trabalho

4.4 Proteção legal do meio ambiente do trabalho na Constituição Federal de 1988

4.5 Princípio constitucional da dignidade humana e os valores sociais do trabalho

4.6 Princípio da proteção no direito do trabalho

4.7 Acidentes de trabalho

4.7.1 Conceituação

4.7.2 Importância do problema

5. ALGUNS MODELOS DE INSTRUMENTOS DE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

5.1 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

5.2 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA

5.3 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

5.4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT

5.5 Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

5.5.1 Responsabilidades do empregador quanto aos Equipamentos de Proteção Individual

5.5.2 Responsabilidades do empregado pelos Equipamentos de Proteção Individual

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7. REFERÊNCIAS

1. RESUMO

A presente monografia procura identificar a diferença entre empregador e empregado, demonstrando suas conceituações e características. Além disso, busca verificar o que se compreende por meio ambiente do trabalho, que faz parte do meio ambiente lato sensu, identificando sua conceituação e analisando principalmente a sua natureza jurídica e o direito fundamental da saúde do trabalhador assegurado na Constituição Federal de 1988. Ainda, o estudo, de maneira não extenuante, faz a explanação de alguns modelos de instrumentos de prevenção do meio ambiente do trabalho, estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, que devem ser implantados no meio ambiente do trabalho de forma a prevenir a vida do trabalhador, garantindo assim, a saúde e segurança do empregado contra algum risco existente no ambiente de trabalho. E por fim, busca identificar as responsabilidades do empregador e do empregado quanto ao fornecimento e utilização dos EPIs.

Palavras-Chave: Meio ambiente do trabalho. Preservação da saúde do trabalhador. Instrumentos de prevenção. Responsabilidades.

2. INTRODUÇÃO

Partindo-se do dogma de que o maior bem do homem é a vida e que deve ser uma vida saudável, busca-se oportunizar uma maior discussão sobre o tema assegurando que o meio ambiente do trabalho seja preservado, garantindo ao trabalhador um ambiente salutar.

Neste contexto, o presente trabalho será desenvolvido na perspectiva de entender e identificar as diversas situações das responsabilidades do empregador e do empregado quanto ao fornecimento e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

A Constituição Federal (CF) de 1988 traz expressamente quais são os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos em seus arts. 5º, e 7º, além de outros dispersos, observado que um dos princípios fundamentais e essenciais da Constituição Federal é o da dignidade humana. Apresenta, ainda, quais são os direitos dos trabalhadores visando a melhoria da condição social.

Desse modo, para melhor desenvolver este estudo, busca-se apresentar a preocupação central desse trabalho, ou seja, qual a responsabilidade do empregador em fornecer e fiscalizar o equipamento de segurança e dos empregados em usá-los?

Nos ambientes onde existe a presença de agentes que afetam a saúde do trabalhador é necessário o que a legislação preconiza - o fornecimento de equipamento de proteção individual ao empregado pelo seu empregador. Sendo assim, deve-se analisar que o empregado é responsável pelo uso daqueles quando receber em bom estado, devendo ser responsável pela manutenção e quando for necessário, deverá fazer nova solicitação ao seu empregador.

Por isso, este estudo será desenvolvido em quatro capítulos estruturados de maneira que possibilite uma identificação concreta de algumas das várias versões estudadas pela doutrina.

Perguntas similares