Respostas
O DS vai dar, mais uma vez, sua contribuição em uma eleição municipal com a realização de um debate entre os candidatos. Na edição de hoje, uma reportagem especial mostra como será esse evento.
A importância de um debate político para a democracia é uma realidade.
Para se organizar é preciso ter em mente que esta é uma ferramenta democrática e, para que possa ser eficiente, os participantes devem saber respeitar os demais membros da discussão e as suas ideias. Foi assim no primeiro debate realizado pela Rede DS de Comunicação em 2012. Neste ano deve-se repetir.
O debate serve justamente para esclarecer dúvidas e apresentar diferentes argumentações sobre um mesmo assunto.
Um debate formal é constituído de duas partes principais: o moderador e os debatedores.
O papel do moderador é estabelecer as regras básicas para o debate, como o tempo de fala, réplica e tréplica de cada debatedor, assim como garantir que o respeito e a ordem prevaleçam ao longo de toda a sessão.
A sociedade é plural, tem que estar refletida nos meios de comunicação. É o pluralismo: ideias diferentes, visões diferentes sobre a mesma realidade.
Por isso, a responsabilidade sobre a realização de um debate é grande e o evento serve como ponto importante no processo da democracia.
Se a democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou por meio de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de governar através do sufrágio universal, o debate só vem contribuir para “clarear” ainda mais o eleitor sobre propostas e a postura dos candidatos.
Com o debate, o DS espera que o eleitor tenha a oportunidade de discutir, mesmo que superficialmente, os problemas do município e apontar ou sugerir soluções. Por meio do debate os candidatos poderão apresentar as suas principais propostas e o seu plano de governo, assim como discutir as ideias do adversário. É uma oportunidade de o eleitor avaliar com mais critério o perfil de cada candidato, a sua linha de trabalho, competência, sinceridade e comprometimento com a solução dos problemas do município. Então, aguardem!
Um debate formal é constituído de duas partes principais: o moderador e os debatedores.