Faça uma pesquisa para descobrir quais são as principais matérias primas derivadas do bacuri?
Por favor preciso de ajuda
Respostas
Resposta:
Maria Isabel é para a maioria das pessoas apenas um nome de mulher, mas na culinária paraense ela se traduz em uma sobremesa feita com a polpa do bacuri. Mas, há quem prefira usar a fruta em suco, geleia, sorvete e recheio de bombons. No almoço do Círio, essas delícias não podem faltar!
Quem gosta de levar o sabor do bacuri para as comemorações do Círio de Nazaré deve ter percebido o quanto a polpa do fruto aumentou de preço nos últimos anos.
Oriundo do extrativismo das populações do Nordeste Paraense e arquipélago do Marajó, o bacuri enfrenta conflito entre oferta e demanda: a coleta dos frutos que a natureza oferece não é suficiente para atender à crescente procura dos consumidores. Por isso o preço se eleva.
Para aumentar a produção, a solução é plantar. Mas o bacuri é de difícil cultivo. E aí entra a pesquisa da Embrapa que busca diminuir o tempo entre o plantio e a colheita, recomendar as melhores formas de produção e buscar que essa espécie silvestre atenda aos interesses dos consumidores, ou seja, domesticá-la.