Tarefa 4: Gestão Ambiental. (uma a três laudas) Atualmente o desenvolvimento sustentável está no centro das discussões socioeconômicas e tecnológicas, e suas premissas foram alçadas ao patamar de condição inegociável para o crescimento de todos os setores da indústria nas próximas décadas. Nesse contexto, a norma ISO 14001, da International Organization for Standardization, é uma das mais importantes ferramentas na implementação de práticas sustentáveis. Diante do exposto, descreva o que é a NBR ISO 14001, qual o processo de obtenção e quais são requisitos mínimos estipulados pela NBR ISO 14001 para a obtenção da certificação?
Respostas
Resposta:
A ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto, tem como buscar sua certificação por uma organização externa competente.
Requisitos Gerais
A organização deve cumprir, documentar, implementar, manter e, continuamente, melhorar um sistema da gestão ambiental em conformidade com os requisitos legais desta Norma e determinar como ela irá atender a esses requisitos. A empresa também deve definir e documentar o escopo de seu sistema da gestão ambiental.
Vale lembrar que a norma exige que a organização levante, aplique, monitore e também evidencie todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade com relação ao meio ambiente. Assim, todas as leis ambientais em que a empresa se enquadra, devem ser integralmente cumpridas.
2. Política ambiental
A política ambiental é o principal condutor do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pois estabelece a estratégia ambiental da organização.
Ela deverá ser adequada a natureza, escala e impactos ambientais da organização e incluir o compromisso com a melhoria contínua, com a prevenção da poluição e também se manter em conformidade com os requisitos legais.
A política ambiental deve ser documentada e comunicada aos funcionários, além de ficar disponível ao público;
3. Planejamento
A estrutura de planejamento do SGA da empresa busca estabelecer a sistematização dos procedimentos para identificação dos impactos ambientais relevantes de suas atividades e processos, de forma a serem controlados, considerando os seus requisitos legais.
O objetivo da avaliação dos impactos ambientais é garantir que os aspectos, responsáveis por impactos significativos, sejam levados em consideração para o estabelecimento dos objetivos e metas definidos pela empresa.
4. Implementação e operação
Para que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) seja eficiente, as funções e as responsabilidades dentro da organização devem ser definidas, documentadas e comunicadas à toda organização.
Além disso, os recursos necessários à implementação e ao controle do sistema de gestão devem estar assegurados. O conceito de recurso, neste caso, engloba a tecnologia necessária, os recursos financeiros, os recursos humanos e as qualificações específicas.
5. Verificação
A empresa deve elaborar procedimentos e documentá-los, a fim de facilitar o processo de monitoramento e medição de suas principais atividades, que possam causar impactos significativos no meio ambiente.
Periodicamente deverá ser enviada ao órgão ambiental competente os resultados referentes à monitorização dos efluentes líquidos, dos efluentes atmosféricos e as informações referentes a geração e movimentação de resíduos sólidos.
Caso sejam observadas não conformidades com a norma ISO 14001, devem ser adotadas ações que minimizem os impactos, por meio da execução de ações preventivas e/ou corretivas adequadas.
Análise pela administração
A análise crítica do sistema de gestão ambiental pela administração deve ser feita antes da realização da auditoria ambiental, tendo como objetivo abordar a necessidade de alteração da política ambiental, objetivos e outros elementos do SGA, garantindo assim a busca pela melhoria contínua como forma de assegurar o aperfeiçoamento do desempenho ambiental da empresa.
Conclusão
Na implantação do sistema de gestão ambiental a empresa dará o primeiro passo em busca de um desenvolvimento sustentável, dirigindo desta maneira seus interesses técnicos, econômicos e comerciais a prevenção da poluição ambiental e a redução dos impactos significativos causados por suas atividades.
Além disso, essa prática pode contribuir para a disseminação e incorporação de normas mais seguras de acordo com a legislação ambiental vigente entre os funcionários de todos os níveis. Com a implantação desse sistema também podem ocorrer benefícios estratégicos importantes para a empresa, aumento de credibilidade, melhoria da imagem corporativa, fortalecimento com organização ambientalistas e sócios acionistas em razão da segurança dos processos produtivos.
O Sistema de Gestão Ambiental permitirá que a empresa alcance a sua excelência ambiental buscando a sua melhoria contínua, que se concretizará através da otimização de seus processos, da redução dos custos de desperdício, de distribuição, de consumo de energia e materiais concomitantemente. Melhorando também a sua imagem junto aos clientes, investidores, fornecedores e entidades regulamentadoras.
Todos os desafios ambientais são possíveis quando a organização realmente incorpora o SGA no seu dia a dia, desde a alta administração até o funcionário de linha, todos devem compreender que o meio ambiente é importante para a garantia futura das gerações e sustentação da empresa no atual mercado competitivo.