Sobre o processo de formação territorial da América Latina, assinale a alternativa incorreta. *
2 pontos
A)A fragmentação do território da ex-colônia espanhola se deu em reflexo de intervenções europeias, não metropolitanas e aspirações de poder por parte de “caudilhos” locais.
B)A manutenção do território colonial português no pós-independência se deu a despeito de insurreições manifestadas em algumas porções do território e, em outros, do desejo velado de autonomia, o que sugeria uma desintegração política iminente.
C)A indefinição das fronteiras políticas físicas entre os antigos mundos espanhol e português, à época da independência, alimentou conflitos, armados ou não, que ameaçaram a estabilidade da América Latina no século XX.
D)Os propósitos dos nativistas, de reduzir o grau de subordinação da América Latina independente em relação ao capitalismo internacional, foram respaldados pelo interesse de investidores europeus, não ibéricos, na infraestrutura do continente.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Os propósitos dos nativistas, de reduzir o grau de subordinação da América Latina independente em relação ao capitalismo internacional, foram respaldados pelo interesse de investidores europeus, não ibéricos, na infraestrutura do continente.
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás