ATIVIDADES
Atividade 1 - Quais tipo de seleção natural existem? Escreva a ideia principal que caracteriza cada uma.
Respostas
1)Seleção direcional: é uma das formas mais simples de seleção natural. Ela seleciona um dos fenótipos extremos e é responsável pela maioria das mudanças fenotípicas que ocorrem durante o processo evolutivo.
Um exemplo real de seleção direcional pode ser observado ao analisar a seleção de bactérias resistentes. Mutações surgem ao acaso e aquelas que garantem proteção à bactéria contra o antibiótico acabam fazendo com que elas sejam selecionadas
2)Seleção estabilizadora: Esse tipo seleciona os indivíduos com fenótipo intermediário, ou seja, mais próximo da média. Os extremos, nesse caso, apresentam desvantagem sobre os outros, não sendo selecionados.
Essa seleção pode ser observada ao analisar os bebês da espécie humana. Estes geralmente nascem com peso em torno de 3,3 kg, um peso que representa menor mortalidade. Crianças muito pequenas ou muito grandes correm mais riscos de morte e, portanto, a seleção não as favorece.
3) Seleção disruptiva: nesse caso, os extremos são favorecidos. Como exemplo, podemos citar a espécie Passerina amoena, que possui indivíduos com cor azulada brilhante, indivíduos com cor amarronzada e outros intermediários. Nesse caso, os azuis são melhores em conseguir territórios e reproduzir-se. Os amarronzados são ignorados pelos azulados e também conseguem reproduzir-se. Já os de coloração intermediária são notados pelos outros machos e não são tão especializados para conseguir territórios, reproduzindo-se menos.
O processo de seleção natural pode ocorrer de diversas formas e, assim, é classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.
- Seleção direcional: esse tipo de seleção natural é o responsável pela maioria das mudanças fenotípicas (físicas) que acontecem no processo evolutivo. Ela seleciona os fenótipos mais extremos para serem repassados ao longo das gerações, desfavorecendo os fenótipos medianos.
- Seleção estabilizadora: a seleção estabilizadora é aquela que os indivíduos medianos são mais favorecidos, já que escolhe que possuem fenótipo intermediário. Ao contrário da seleção direcional, ela desfavorece os fenótipos extremos.
- Seleção disruptiva: esse tipo de seleção favorece os dois fenótipos extremos. Por exemplo, os indivíduos muito grandes e os muito pequenos são igualmente favorecidos enquanto os indivíduos medianos são desfavorecidos.
Espero ter ajudado, bons estudos :)