“O grupo do ‘eu’ faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do ‘outro’ fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível”. ROCHA, Everardo P. Guimarães. O que é etnocentrismo. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 9.A citação explicita o fenômeno social denominado etnocentrismo. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que explica o conceito.
1 ponto
a) O etnocentrismo demonstra como convivemos em harmonia com grupos e indivíduos que pertencem a uma cultura diversa ou são reconhecidos como “diferentes” por não seguirem os padrões de comportamento socialmente aceitos na sociedade em que vivemos.
b) O etnocentrismo é uma visão de mundo (que pode compreender ideias e ideologias) em que nosso próprio grupo é tomado como centro de referência e todos os outros são pensados e avaliados através de nossos valores, nossos modelos e nossas definições do que é a existência.
c) O etnocentrismo é uma visão de mundo (que pode compreender ideias e ideologias) em que buscamos não julgar e não avaliar as diferenças e sim compreender as especificidades culturais de cada grupo ou cultura.
d) O etnocentrismo demonstra a luta de classe nas sociedades capitalistas a partir da teoria marxista.
e) O etnocentrismo é uma teoria que explica por que não devemos interferir nas outras culturas.
Respostas
A letra (C) representa corretamente o gabarito da questão.
Letra C: O etnocentrismo é uma visão de mundo (que pode compreender ideias e ideologias) em que nosso próprio grupo é tomado como centro de referência e todos os outros são pensados e avaliados através de nossos valores, nossos modelos e nossas definições do que é a existência.
Basicamente, o Etnocentrismo é um termo utilizado para caracterizar uma cultura que se mostra mais importante do que as outras.
Partindo dessa lógica, o indivíduo acredita que os seus hábitos, costumes e valores são mais importantes do que quaisquer outras culturas. Desse modo, o indivíduo coloca a sua cultura no centro de tudo, como se fosse a ideal para toda a humanidade.
Portanto, é uma visão de mundo que pode ferir o respeito e a tolerância ao próximo.
Resposta:b
Explicação: