A constante do produto de solubilidade (Kps) do hidróxido de estrôncio, Sr(OH)2, a 25°C, é de 2,56.10^-4. Determine a solubilidade dessa substância.
Respostas
Resposta:
O cálculo do Kps (produto de solubilidade) está relacionado com dois equilíbrios químicos que ocorrem quando um eletrólito (um sal, uma base ou um ácido) pouco solúvel forma com a água uma solução saturada com corpo de fundo. Os dois equilíbrios são:
Equilíbrio de dissolução
XaYb(aq) → XaYb(ppt)
Nesse equilíbrio, a velocidade em que o eletrólito dissolve-se na água é igual à velocidade em que ele se precipita. A constante de equilíbrio (Kc) é:
Kc = 1
XaYb(aq)
Equilíbrio de dissociação
XaYb(aq) → aX+(aq) + bY-(aq)
Como o eletrólito dissolve-se na água, automaticamente ele se dissocia, liberando cátion e ânion. Nesse caso, a constante de equilíbrio (Kc) é:
Kc = [X+]a . [Y-]b
[XaYb(aq)]
A molaridade do eletrólito na solução é sempre constante, por isso podemos incluí-la no Kc:
Kc. XaYb(aq) = X+a . Y-b
Ao incluir a molaridade do eletrólito no Kc, ele passa a ser denominado de Kps, e as molaridades (solubilidade ou coeficiente de solubilidade) dos íons são elevadas aos seus respectivos expoentes:
Kps = [X+a] . [Y-b]
Assim, como o Kps está relacionado com os íons liberados pelo eletrólito, para desenvolver o cálculo dessa constante, é importante saber que a molaridade do cátion e do ânion sempre obedece a uma relação em mols com a molaridade do eletrólito de origem, ou seja:
CaCl2 → Ca+2 + 2 Cl-1
Observando a equação de dissociação do eletrólito, temos que 1 mol do CaCl2 está para 1 mol do Ca+2 e 2 mols do Cl-1. Assim, se a concentração do CaCl2 for x, a do Ca+2 será x e a do Cl-1 será 2x.
Explicação:
nao sei mas ve se ajudou
81 = 9 = d
c 13 39
117 e 27
117 e 36
107 e 27
107 e 36