• Matéria: Artes
  • Autor: marcos7135
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça um pequeno texto sobre o seguinte tema "A valorização da cultura indigena​

Respostas

respondido por: evg2395
10

Resposta:

A conquista do Brasil pelos portugueses em 1500 resultou em um processo de aculturação e extermínio da população nativa, que dura até os dias atuais. Hoje, esses povos lutam para obter suas terras de volta, envolvendo-se em conflitos com fazendeiros. Também sofrem com o preconceito e exclusão social, vestígios da mentalidade daquele período. Dessa forma, é de suma importância a valorização dos índios e de sua cultura.

Os indígenas são subjugados há mais de cinco séculos. Primeiro, pelos colonizadores, que escravizaram, catequizaram e assassinaram milhões, além de demonizarem as suas crenças. Depois, pelos latifundiários, que procurando expandir suas terras, os expulsaram violentamente de seus lares. Esse problema permanece na atualidade, e não há previsão de ser resolvido, uma vez que esses fazendeiros têm muita influência política, contando com representantes dentro do Congresso que defendem interesses contrários aos dos índios.

Além disso, são vítimas de preconceito racial, reflexo do aculturamento e da perseguição histórica a que foram submetidos. Embora o Governo tenha criado o Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, somado aos casos de corrupção na Fundação Nacional do Índio, agravam essa situação, deixando-os cada vez mais marginalizados.

Em resumo, a discriminação dos indígenas é histórica, estrutural e institucionalizada. Para superá-la é preciso que o Governo garanta os territórios demarcados, devolvendo-os aos índios, além de prover melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança para as aldeias. Também é preciso que se torne obrigatório o ensino da história e cultura desses povos nas escolas, para que assim, o preconceito contra eles possa ter fim.

respondido por: 00001111605907sp
11

Resposta:   A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, ao contrário do que pensa o senso comum. Os historiadores estimam que, no início do século XVI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes.

Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; e ausência da escrita.

Apesar de vasta, a cultura indígena tem elementos comuns entre as tribos.

Apesar de vasta, a cultura indígena tem elementos comuns entre as tribos.

A visão europeia sobre os povos indígenas foi, desde a colonização, etnocêntrica, a qual considera o modo de vida indígena inferior por não conter elementos considerados, pelos europeus, símbolos de civilização e progresso. No entanto, a antropologia e a sociologia contemporâneas já desmistificaram essas análises preconceituosas, estabelecendo que as diferenças culturais entre os povos não são motivos para estabelecer-se uma hierarquia cultural.

Espero ter ajudado :D

Perguntas similares