Respostas
Resposta:
Contribuições das Lutas na formação do aluno
A maioria das pessoas enxergam as lutas como um conteúdo sem grande relevância para ser estudado, além de entenderem a luta apenas como socos, chutes, e outros golpes a fim de ferir uma pessoa.
Porém as lutas além de serem modalidades esportivas também estão presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos. Ela além de proporcionar aos alunos uma melhor condição física e motora, também pode ajudar na formação de um cidadão melhor.
Más de que forma ela vai contribuir para o desenvolvimento motor? E para a formação do cidadão?
Segundo Ferreira (2006) no aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo.
Isso se deve ao fato das lutas trabalharem de forma geral todos os movimentos motores fundamentais (correr, saltar, andar, lançar e etc.), que embora pareça que as lutas se resumem apenas em desferir golpes, esses movimentos devem ser treinados de forma significativa, pois a luta exige um grande controle corporal.
Já para a formação do cidadão, Ferreira (2006) ainda afirma que no que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. Para explicar essa afirmação de maneira simples, podemos usar como exemplo
os princípios do Taekwondo:
• Cortesia;
• Integridade;
• Perseverança;
• Auto Controle;
• Espírito Indomável;
A partir desses princípios, podemos desmistificar a ideia de lutas como violência e mostrar os valores que os alunos começam a adquirir durante as aulas, lembrando que foi utilizado o Taekwondo como exemplo, mas todas as lutas e artes marciais buscam esse mesmo ideal. Além desses benefícios citados a cima, as lutas trazem mais um benefício para o aluno, talvez o mais importante não para a Educação Física, mas para a escola em geral. Mas qual é esse benefício?
As lutas desenvolvem de maneira significativa a parte cognitiva dos alunos, assim como em outros esportes a formação de estratégias é um dos fatores que contribuem para isso, mas o fator mais importante é o número de movimentos e as formas como são efetuados que exige que aluno desenvolva sua memória e concentração.
Dessa forma é possível verificar as vantagens em se trabalhar as lutas nas aulas de Educação Física, e também acabar com a ideia que as lutas vão trazer a violência para dentro da escola.