Leia com atenção o trecho redigido pela historiadora
Maria Luiza Corassin:
O exército na República, composto pelos assidui,
era convocado no momento da guerra e dispensado no final da campanha. Não existia um exército permanente profissional, nem serviço militar no sentido que hoje damos a esta expressão. Todos os cidadãos incluídos nas cinco classes do censo podiam ser chamados a qualquer momento, cada um pagando seu próprio equipamento militar, que era variável segundo o nível de fortuna.
À medida que o cidadão foi perdendo suas terras, ocorreu sua “proletarização”, no sentido romano do termo: transformou-se em um proletarius por não ter o censo suficiente sequer para ser inscrito na quinta classe. No decorrer do século II, as autoridades romanas foram forçadas a baixar várias vezes esse limite mínimo do censo, para poder recrutar tropas. Os cidadãos pobres, praticamente excluídos dos direitos de cidadania, eram também excluídos dos deveres cívicos – o serviço militar, em primeiro lugar.
Agora, responda:
a) Qualquer romano poderia integrar as legiões romanas? Explique.
b) Estabeleça uma relação entre o trecho e as propostas de reforma agrária dos irmãos Graco.
AJUDAAAAA
Respostas
respondido por:
23
Resposta:
A) Sim. Se não houvesse regras para ele não ser um integrador romano.
B) As propostas feitas pelos irmãos Graco tinham como finalidade ajudar a população pobre, que em tempos necessários se tornava militar, a conseguir se sustentar financeiramente para se alimentar após a volta da guerra.
clara0952:
espero ter ajudado :)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás