Produza um texto com o tema : A importância das comunidades de matriz africana no Brasil
me ajudem pfvrr♡♡ é pra amanhã!
Respostas
Resposta:
Estudos descrevem que no Brasil entre os séculos XVI e XIX foram recebidas de várias regiões do continente africano - onde atualmente são os países de Angola, Congo, Moçambique, Benin, Guiné, Nigéria, Senegal, aproximadamente cinco milhões de africanos e africanas na condição de homens e mulheres escravizados.
Eles trouxeram para o país mais que sua força de trabalho, foi trazido também o conhecimento que o continente possuía, como o emprego de tecnologias agrícolas e de mineração, além de suas culturas, saberes, tradições e valores civilizatórios que foram preservados e que está presente no povo brasileiro.
A religiosidade se fez presente na vinda dos africanos e africanas para o Brasil, onde três grandes matrizes culturais – Yorùbá, Bantu e Ewé Fon – conseguiram preservar muito de suas cosmovisões e saberes e que estão inseridos na história do Brasil e no modo de vida da sociedade.
Essas matrizes culturais e religiosas foram se adequando e deram origem a territórios tradicionais, com diversas denominações, em diferentes partes do país, onde faz parte das práticas religiosas das casas tradicionais de matriz africana e terreiro: o candomblé, o batuque, o tambor de mina, a pajelança, a umbanda, a macumba, o catimbó, a jurema sagrada, dentre outros.
Estes povos tradicionais de matriz africana e de terreiros, se reconhecem como unidades de resistência africana, sendo uma importante referência de africanidade presente na sociedade brasileira.
Explicação:
Resumi para você
Espero ter ajudado!!