02 - Analise o grafico abaixo e responda as questões:
O grafico apresenta o indice de CPOD (número de dentes permanentes cariados, perdidos e restaura-
dos) em crianças de 12 anos, segundo as regiões brasileiros nos anos de 1986 e 2003
1) Analisando o desenvolvimento do país entre o ano de 1986 e 2003, a que se refere a queda sig.
nificativa no indice de CPOD?
2) Para que essa queda continue e a população brasileira possa se beneficiar com uma boa qua-
lidade de saúde bucal, que medidas você poderia sugerir para atender a população menos
beneficiada?
3) Quais reglões do país apresentam o maior e o menor indice de CPOD no ano de 1986? Apresen-
te pelo menos duas causas, ou motivos, para essa situação.
FIGURA 2. Indice CPOD aos 12 anos de idade em 1986 e 2003, segundo as regiões
brasileiras
10
8.5
1986
2003
Respostas
Resposta:
01) O melhoramento da desigualdade, o uso diário de pasta de dente e fio dental, e o abastecimento de água tratada.
02) Disponibilizar, para os que não podem comprar, um kit gratuito para a higiene bucal.
03) MAIOR: Centro-oeste MENOR: Sudeste
O motivo pode ter sido a falta de informação sobre o que se resulta em um mau cuidado com os dentes, e que naquela época as demais regiões não eram tão desenvolvidas como a região Sudeste.
Explicação:
Final da 3, peguei de um amigo aí!!
O índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados), foi criado por Henry Klein e Carroll E. Palmer, em 1937. Esse índice é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para mapear a prevalência de cáries dentárias no mundo.
No Brasil, o primeiro índice foi realizado em 1980, com dados parciais, e o nível de cáries era bem alto (7,3). Já em 2010, o índice foi de 2,1, considerado baixo pela OMS. Houve assim, uma redução significativa. Mas há diferenças grandes entre as regiões do Brasil.
Sobre a sua pergunta:
1) Analisando o desenvolvimento do país entre o ano de 1986 e 2003, a que se refere a queda significativa no índice de CPOD?
Essa queda ocorreu devido a algumas ações, como: uso de compostos com flúor na água que as pessoas recebem em casa, nas pastas de dentes, nas soluções bucais para bochecho; o Programa Saúde da Família, que trabalha com a educação sobre higiene bucal e prevenção e aumentou o acesso das pessoas ao serviço odontológico.
2) Para que essa queda continue e a população brasileira possa se beneficiar com uma boa qualidade de saúde bucal, que medidas você poderia sugerir para atender a população menos beneficiada?
Algumas medidas podem ser: campanhas na TV e nas redes sociais sobre a importância de escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição; Dia de Conscientização sobre a Higiene Bucal, realizado nas comunidades e locais carentes para envolver a população, com brincadeiras e orientações sobre uma escovação eficiente; campanhas nas escolas.
3) Quais regiões do país apresentam o maior e o menor índice de CPOD no ano de 1986? Apresente pelo menos duas causas, ou motivos, para essa situação.
A região com maior índice em 1986 é a Centro-Oeste.
A região com menor índice em 1986 é a Sudeste.
Essa situação se deve pelas diferenças sociais e econômicas entre as duas regiões. O Sudeste recebeu mais investimentos do Governo, possuía cidades maiores e com mais oportunidades de emprego e de renda, e maior investimento na área da saúde e da educação, por isso as pessoas tinham mais condições financeiras para cuidar de seus dentes e maior compreensão da importância da prevenção.
Para saber mais sobre esse assunto, só clicar em: https://brainly.com.br/tarefa/24993318