• Matéria: História
  • Autor: fontanelenallyane
  • Perguntado 5 anos atrás

3. Leia o texto e depois responda. Prosseguirá o Governo na missão que lhe cabe, de promover para toda a nação, em cada etapa, o máximo de desenvolvimento possível – econômico, social e também político — com o mínimo de segurança indispensável. E deseja mesmo, empenhando-se o mais possível para isso, que esta exigência de segurança venha gradativamente a reduzir-se. Erram — e erram gravemente, porém — os que pensam poder apressar esse processo pelo jogo de pressões manipuladas sobre a opinião pública e, através desta, contra o Governo. Tais pressões servirão, apenas, para provocar contrapressões de igual ou maior intensidade, invertendo-se o processo da lenta, gradativa e segura distensão. Tal como se requer, para chegar-se a um clima de crescente polarização e radicalização intransigente, com apelo à irracionalidade emocional e à violência destruidora. E isso, eu lhes asseguro, o Governo não o permitirá. GEISEL, Ernesto. Discurso feito aos dirigentes da Arena, no Palácio da Alvorada, em 29 de agosto de 1974 O texto é a transcrição de um discurso proferido pelo presidente Ernesto Geisel em 1974. Ligado aos militares moderados, Geisel deu início à abertura política, lenta gradativa e segura. Entretanto, essa abertura foi marcada por momentos de fortalecimento do regime, para garantir que esse processo continuasse a ser conduzido pelos militares. Analise os acontecimentos históricos abaixo, marcando 1 para os fatos favoráveis à reabertura política e 2 para as tentativas de fortalecimento do poder por parte dos militares: a) Criação dos senadores biônicos ( ) b) Fim do AI-5 ( ) c) Lei da Anistia ( ) d) Fim do bipartidarismo ( ) e) Atentado ao Riocentro ( ) f) Rejeição das Diretas Já pelo Congresso Nacional ( )

Respostas

respondido por: jandiramuller
3

Leia o texto a seguir:“É importante destacar que o governo não é o mesmo que o Estado: um governo acede ao poder (no caso da democracia, através de eleições livres), exerce as suas funções e retira-se, ao passo que o Estado permanece idêntico e inalterável perante os sucessivos governos. Por outras palavras, pode-se dizer que o governo é o conjunto dos órgãos diretores de um Estado, que expressa o poder estatal através da ordem jurídica”. Disponível em: https://conceito.de/governo. Acesso em 15.jun.2020.A partir das informações acima e dos seus conhecimentos sobre as formas, sistemas e regimes de governo, assinale a alternativa errada. *

20 pontos

A) Monarquia é uma forma de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária e não há eleições para a escolha de um monarca, que governa de forma vitalícia.

b) Na república, as autoridades são eleitas pelos cidadãos, considerando a transmissão hereditária de poder, com governo vitalício.

c) O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. O presidente também escolhe os ministros e exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia.

d) A república prevê que as autoridades sejam eleitas pelos cidadãos, independente da hereditariedade. A principal forma de participação é o voto.

Perguntas similares