• Matéria: História
  • Autor: fernandasolis12
  • Perguntado 5 anos atrás

“Escrevendo há mais de vinte anos, dediquei ao tema muitas páginas e chamei a atenção para a complexidade e mesmo o caráter contraditório da realidade que se aglomerava sob o termo ‘globalização’. Primeiro, muito do que era considerado global tinha sido originalmente local ou nacional, do hambúrguer tipo McDonald’s, que tinha nascido numa pequena localidade do meio-oeste os EUA, ao estrelato cinematográfico, ativamente produzido no início por Hollywood, para rivalizar com as concepções do cinema francês e italiano que antes dominavam; ou ainda a democracia enquanto regime político globalmente legítimo, uma vez que o tipo de democracia globalizado foi a democracia liberal, de matriz europeia e norte-americana e, na versão neoliberal, mais norte-americana que europeia. Segundo, a globalização, ao contrário do que o nome sugeria, não eliminava as desigualdades sociais e as hierarquias entre os diferentes países ou regiões do mundo. Pelo contrário, tendia a fortalecê-las”. SANTOS, B. de S. A ilusória “desglobalização”. Disponível em www.ihu/unisinos.br. Acesso em out. 2018.
A partir das ideias do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, reflita sobre o conceito de Globalização e a partir disso elabore um breve texto comentando o seu caráter contraditório e a proposta sugerida pelo autor de pensarmos em uma “desglobalização”.

Respostas

respondido por: Powvitinho02
47

Resposta:

Explicação:

O processo de globalização nos remete as transformações na economia, na Cultura, na política de blocos hegemônicos e nas relações cotidianas dos países ocidentais.

Perguntas similares