Respostas
1) As grandes bacias hidrográficas de Pernambuco possuem duas vertentes: Faz parte da bacia do Atlântico Nordeste Oriental e da Bacia do rio São Francisco.
2) O Rio Una é considerado um dos mais importantes do estado de Pernambuco. Tem a nascente na serra da Boa Vista no município de Capoeiras-PE, a cerca de 900 metros de altitude e chega a foz, nas vilas de Várzea do Una e Abreu do Una, no município de São José da Coroa Grande, depois de percorrer 255 km.
Seus principais afluentes são o Rio Bom Retiro, Riacho Riachão, Riacho Maracajá, Rio da Prata, Rio Camevô e Rio Preto, na margem esquerda, enquanto que na margem direita estão os rios Riacho Quatis, Rio da Chata, Rio Pirangi, Rio Jacuípe e Rio Carimã.
3) 86% da bacia hidrográfica do rio Una se encontra localizada dentro da cidade de Taubaté, no estado de São Paulo. Os outros 16% estão divididos igualmente entre as cidades de Tremembé e Pindamonhangaba.
Á água do rio é utilizada para abastecer 30% dos taubateanos.
Contudo, há um processo de assoreamento pela qual o rio passa, quando a areia começa a ocupar o lugar da água, isso diminuindo a profundidade e aumenta a largura. Isso faz com que o rio espraie e dificulta a captação da água.
4) O Capibaribe tem grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento de Pernambuco e da regiãoNordeste do Brasil. ... No século XIX, havia alguns locais no Recife, onde as pessoas tomavam banho no Capibaribe e veraneavam às suas margens como, na Várzea, Poço da Panela, Ponte de Uchôa e Monteiro.
5) Os principais rios do estado do Pernambuco são: Capibaribe, Ipojuca, Pajeú, São Francisco, Una.