3- Em uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos alguns animais artrópodes para
que fossem agrupados de acordo com as suas característica nas suas respectivas classes
taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, siri, lagosta, cigarra,
centopeia, escorpião, ácaro e carrapato.
a) Qual deles têm ancestrais que representam os primeiros animais a ocupar o ambiente
terrestre? Em qual grupo ele se encontra?
b) Qual deles possui como novidade evolutiva uma característica que permitiu fugir de seus
predadores e obter alimentos nos novos ambientes terrestres? Que característica é essa?
Respostas
Resposta:
Aranha: A aranha pertence a classe Arachnida. As aranhas variam de 0,37 milímetros a 20 centímetros de comprimento. O corpo de uma aranha divide-se em duas partes: o cefalotórax e o abdômen. O cefalotórax contém o estômago e o cérebro. Os 4 pares de patas são ligadas a essa parte do corpo. O abdômen contém o intestino, o coração, as partes reprodutoras e as que fabricam a seda.Muitas aranhas têm veneno, ou peçonha, que injetam nas presas.
- Escorpião: Os escorpiões também são da classe Arachnida. Como as aranhas, os escorpiões possuem quatro pares de patas. Eles também têm garras, que os ajudam a segurar a presa. A cauda do escorpião é curvada sobre o corpo. Na ponta dela, há um ferrão afiado e oco. O veneno é liberado através do ferrão para paralisar presas maiores.
- Barata: As baratas pertencem a Classe Insecta. O corpo das baratas é oval e achatado, podendo ser preto ou marrom. Baratas são bastante grandes em comparação com outros insetos. A barata-americana, comum no Brasil, pode medir 5 centímetros de comprimento. Como todos os insetos, as baratas possuem uma casca dura chamada exosqueleto, que protege as partes moles de seu corpo. Elas têm pernas longas, que lhes permitem correr rapidamente, e algumas também têm asas.
- Camarão: Os camarões pertencem ao Subfilo Crustacea e da Classe Malacostraca. São cobertos por uma couraça dura chamada exosqueleto, composta de uma substância chamada quitina. A cabeça e o tronco do camarão são combinados em uma estrutura única chamada cefalotórax. Da cabeça, estendem-se dois grandes olhos e antenas longas em forma de chicote. A boca fica na parte inferior da cabeça. Assim como seus parentes, as lagostas e os caranguejos, o camarão tem cinco pares de pernas que saem da região do tronco. Seu corpo flexível termina em uma cauda em forma de leque. Os camarões nadam de costas, flexionando rapidamente o corpo e a cauda.
- Borboleta: As borboletas percentem a Classe Insecta. As borboletas variam muito de tamanho. O comprimento de suas asas abertas pode variar de 4 milímetros a 30 centímetros. Como todos os insetos, elas têm seis patas, e a maioria dos adultos tem dois pares de asas. As borboletas têm antenas longas e finas com uma pequena saliência na ponta.
- Lacraia: As lacraias ou centopéias são da Classe Chilopoda. Têm o corpo formado por 21 segmentos, cada um com um par de patas pontiagudas. Em sua cabeça situam-se duas antenas e olhos. Embaixo dela ficam os ferrões venenosos que funcionam como pinças. O último par de patas não serve para locomoção, e sim como órgão sensorial e de captura de alimentos. Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.
- Carapato: Os carrapatos também fazem parte da Classe Arachnida. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. O seu formato vai depende se o parasita está ingurgitado (cheio de sangue) ou não. Quando está neste estado, ele apresenta-se em um formato quase oval, enquanto que antes de sugar o sangue do seu hospedeiro, ou quando sugou pouco sangue ainda, o corpo do animal apresenta-se plano.