Um indivíduo é diagnosticado com hipertriacilglicerolemia (triglicérides elevado). Porém após algumas observações é descoberto que a coleta de sangue utilizada para o diagnóstico não foi realizada em jejum. Sabendo dessas informações comente se o diagnóstico de hipertriacilglicerolemia deve ser levado em consideração justificando sua resposta com base em seus conhecimentos das lipoproteínas
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Não
Explicação:
Sabemos que o colesterol e sintetizado pelo fígado e não sofre grande influência da dieta. Diferentemente, os triglicérides são absorvidos e podem ser influenciados pela ingestão alimentar. Ainda, como a maior parte dos Laboratórios no País usam a formula de Friedewald para o calculo do LDL a falta do jejum vai interferir no resultado final.
Conclusão: a recomendação neste momento da não exigência do jejum poderá confundir o paciente, dificultar a interpretação dos resultados, implicando na perda de confiança nos Laboratórios brasileiros por falta de uniformidade de orientação, uma vez que essa mudança ainda exige estudos adicionais.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás