As sociedades ocidentais entendem os conceitos de natureza e cultura como dois polos exteriores e opostos, tendo como correlatos outros pares hierárquicos, tais como animal-humano, primitivo-civilizado, objeto-sujeito, etc.
Atualmente, vive-se uma crise ambiental e climática que impõe uma série de desafios. Medições mostram que a temperatura média na Antártica subiu três graus desde os anos 1950, o que acelerou significativamente o degelo das geleiras da península. Recentemente, a Floresta Amazônica registrou alto crescimento no índice de desmatamento, em grande parte provocado por queimadas em prol das atividades agropecuárias. Isso tem colocado em risco o ecossistema, bem como as populações indígenas e tradicionais que habitam a região e cuja identidade e modo de vida são fortemente atrelados à floresta.
De posse desses dados, coloque-se na posição de professor de Geografia de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Indique como você desenvolveria com seus alunos a explicação sobre a relação entre natureza e cultura e a crise ambiental que se vive hoje. Fomente a criação de alternativas para esse cenário, tendo como base as contribuições da Virada Ontológica na Antropologia.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Evocam-se aqui as linhas gerais de desenvolvimento do trabalho acadêmico do autor, que se dedicou à elaboração de duas teorias a respeito das sociedades americanas: uma teoria sociológica, que estabelece o laço de afinidade como o esquema genérico da relação social indígena; e uma teoria cosmológica, que propõe uma redistribuição dos valores atribuídos pela metafísica ocidental às categorias da Natureza e da Cultura. Em seguida, examinam-se os três esquemas actanciais básicos da noção-chave de "transformação" dentro do discurso antropológico: um esquema "acusativo", um esquema "ergativo" e um esquema "reflexivo". O último deste abre o caminho para uma antropologia simétrica ou reversa, que realiza uma efetiva generalização do projeto da disciplina.
Explicação: Eu desenvolveria a explicação dessa seguinte forma! Espero ter ajudado.
Levando em consideração as contribuições da Virada Ontológica na antropologia, tem-se que o autor concentra-se no aperfeiçoamento de duas teorias da sociedade americana: as teorias sociológicas que estabelecem laços de parentesco como um esquema geral de relações sociais indígenas.
Relação entre natureza e cultura e a crise ambiental
As teorias cosmológicas que propõem uma redistribuição de valores que a metafísica ocidental atribui a categorias da natureza e da cultura, onde as principais linhas de erudição do autor são reveladas.
A noção chave de "transformação" no discurso antropológico é então examinada em termos de três esquemas principais de ação: esquema "acusativo", esquema "ergativo" e esquema "reflexivo". Esta última abre o caminho para uma antropologia simétrica ou contraponto, que é uma generalização eficaz do projeto disciplinar.
Saiba mais sobre crise ambiental em: https://brainly.com.br/tarefa/22653174
#SPJ2