(UPE/2013) O Regime Militar Brasileiro (1964-1988) foi marcado por uma bipolarização no âmbito da política e da arte, entre os que apoiavam e os que criticavam o regime.
Dentro do segundo grupo, destacaram-se os músicos que produziram canções de protesto, algumas das quais vinham envoltas em metáforas, além de outros recursos estilísticos, no intuito de ocultar à Censura sua mensagem subliminar.
Dentre essas músicas, pode-se identificar a “Canção da despedida”, de Geraldo Vandré no seguinte trecho:
“Já vou embora, mas sei que vou voltar/ Amor não chora, se eu volto é pra ficar/ Amor não chora, que a hora é de deixar/ O amor de agora, pra sempre ele ficar.// Eu quis ficar aqui, mas não podia/ O meu caminho a ti, não conduzia/ Um rei mal coroado,/ Não queria/ O amor em seu reinado/ Pois sabia/ Não ia ser amado... ”
Com base na crítica retratada pela letra da música, é CORRETO afirmar que
( )No âmbito da arte, a crítica a esse Regime se restringiu à esfera musical.
aquele período parecia um conto de fadas, com estórias de reis e amores impossíveis.
( )A difícil experiência do exílio forçado foi vivenciada durante o período.
( )Geraldo Vandré costumava musicar suas desilusões amorosas.
( )A tranquilidade vivenciada pela sociedade permitia a composição de canções de amor.
Respostas
respondido por:
22
Resposta:
Alternativa C.
A difícil experiência do exílio forçado que foi vivenciada durante o período.
A “Canção da Despedida” é das canções mais marcantes composta durante a época da ditadura militar:
Depois do decreto AI-5, muitos artistas que expressavam livremente suas opiniões contra o Regime Militar foram obrigados a abandonar o país. A canção fala sobre este momento da historia e foi extremamente encoberta pela censura daquela época, uma vez que criticava abertamente a forma como os militares tomara o país.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO :)
AHH... ME COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA PFV!!
BONS ESTUDOS >.<
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás