1- Por que Portugal adotou a produção de cana-de-açúcar no período colonial?
2- Que tipo de mão de obra foi utilizada nesse ciclo econômico?
3- Por que os portugueses substituíram a escravidão indígena pela africana ?
4- O que foram as capitanias hereditárias?
5- Por que as capitanias hereditárias não deram certo?
6- Quais as diferenças entre entradas e bandeiras ?
7- Quais eram os objetivos dos bandeirantes?
8- Os bandeirantes são considerados heróis? Justifique.
9- Descreva as instalações dos engenhos de açúcar e a função de cada instalação.
Respostas
Resposta:
1- Para extrair lucro máximo na atividade açucareira.
2- No decorrer do processo de colonização do Brasil, observamos que a economia baseada no latifúndio, na monocultura, na exportação e na mão-de-obra escrava foi predominante durante todo esse período.
3- Por causa da fragilidade que os indígenas possuíam em relação às epidemias que se faziam presentes nos engenhos de açúcar.
4- As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
5- Por causa da grande extensão territorial para administrar (e suas obrigações), a falta de recursos econômicos e os constantes ataques indígenas.
6- •As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. -As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
7- A busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundantes na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
8- São, pois foi através das suas expedições, conhecidas como bandeiras, que o território foi explorado e também mantido, pois encarregavam-se de descobrir novas terras e riquezas.
9- (não consegui essa, mas espero ter ajudado nas outras)