Compreender os processos de corporificação e as corporalidades que se constituem a partir destes significa estudar a relação imbricada entre pessoa, corpo e mundo sócio-histórico-cultural (Merleau-Ponty, 2005). É uma perspectiva de estudo do social que parte de uma ontologia na qual a pessoa não é apenas uma mente, uma razão, uma subjetividade, pois ela (a pessoa) é o próprio corpo, um corpo pessoa (Flores-Pereira, 2010) que vive primeiramente em um mundo da prática e não da abstração (Csordas, 1990). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Para conhecermos esse mundo da prática, torna-se prioritária uma compreensão integrada da relação pessoa (pessoa corpo) e mundo, que se refere àquela que se estabelece antes do processo de racionalização e de organização da vida social, a partir de dicotomias (sujeito e objeto, corpo e mente, natureza e cultura). PORQUE II. É preciso compreender a relação imediata que as pessoas constituem com o mundo, gerando uma forma de conhecimento diferenciada daquela que busca compreender os processos de racionalização, abstração, simbolização das pessoas em relação à vida em sociedade. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. 2) Paulo dedica o tempo para a produção de luminárias e outros objetos na oficina de marcenaria que mantém na garagem de casa. "Fico de três a quatro horas lá, mas não quero ficar escravizado. Faço pelo prazer", diz. Foram 43 anos dedicados à dança como bailarino e coreógrafo. Em sua trajetória, estão o Balé Guaíra, de Curitiba, Primeiro Ato e o Centro de Formação Artística e T
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1) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
2) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
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a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
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