• Matéria: Português
  • Autor: maribrandaorota
  • Perguntado 5 anos atrás

Pero Vaz de Caminha (1450-1500), escrivão-mor da esquadra de Pedro Álvares Cabral (1467/8 – 1520), expedição que descobriu o Brasil em 1500, redigiu um documento, mais especificamente uma carta, a D. Manuel I, então rei de Portugal, tratando de aspectos da nova terra.

I. “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”
II. “O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. (...) Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!”
III. “A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência.”

Disponível em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html. Acesso em: 12 mar. 2011.

Da leitura dos fragmentos da Carta do Descobrimento, só se pode inferir que
A. a partir do contato dos índios, houvesse ouro e prata na terra, visto que as mímicas dos selvagens foram lidas
de forma precisa pelos portugueses.
B. o método usado pelo escrivão para explicar ao Rei as coisas da nova terra fosse a comparação, pois
elementos tropicais e europeus são incomparáveis.
C. fosse possível ler elementos pertinentes às três ideias centrais presentes no documento: existência de ouro e prata, de terras cultiváveis, presença de nativos.
D. houvesse algum pudor dos indígenas em andarem nus, visto que esta era uma prática incomum apresentada pelos habitantes da nova terra.
E. os europeus ficaram bastante impressionados pela abundância das águas, o que os levou a compará-las com as de Portugal: “dar-se-á nela tudo”.

Respostas

respondido por: danilomoreira44
1

Resposta:

MANO NÃO DEU PRA ENTENDER NADA TEM COMO MANDAR FOTO NÃO IRIA AJUDAR MUITO

Explicação:

MANDA A FOTO PRA PODERMOS TE AJUDAR


maribrandaorota: eu nao sei como q faz
maribrandaorota: mas obg amigo
maribrandaorota: vo chutar essa marda toda
Perguntas similares