O historiador brasileiro Fernando Novais afirma que é a partir do tráfico negreiro que se pode entender a escravidão africana no Brasil colonial. A partir do século XVI, inaugurou-se um desumano tráfico de pessoas entre o continente africano e a América. Todas as alternativas estão corretas, exceto: *
( )O tráfico negreiro era uma atividade econômica muito lucrativa, fonte de riqueza para quem traficava e também para quem utilizava a força de trabalho do africano escravizado.
( )No século XVI, o número total de pessoas comercializadas na rota do Atlântico ficou em torno de 800 mil a 1,3 milhão de viventes.
( )Esse tipo de comércio era utilizado na África desde a Antiguidade; e foi aproveitado pelos comerciantes portugueses com o objetivo de explorar suas riquezas econômicas.
( )O tráfico de escravos era uma atividade econômica que gerava lucros aos africanos e aos negros.
( )Como desdobramento de tal atividade, surgiu um novo agente social no Brasil colônia, o traficante de pessoas escravizadas, que muitas vezes usava o fumo e a aguardente como moeda de troca em diferentes regiões do continente africano.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
( )O tráfico de escravos era uma atividade econômica que gerava lucros aos africanos e aos negros.
Explicação:
O trafico de negros vindos da África era uma atividade muito lucrativa para os portugueses tanto na comercialização direta da pessoas quanto do fruto do trabalho compulsório que essa pessoa traria.
Dizer que esse tipo de comercialização trazia lucros para os negros aos africanos e negros é uma falácia tanto que as moedas de trocas aceitas por essa mão de obra era o fumo, de baixa qualidade produzido no Brasil junto com a aguardente, subproduto da cana de açúcar produzida no Rio de Janeiro.
Anexos:
scorpion2020:
vc pode me ajudar na minha tarefa de historia por favor
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás