PANDEMIA ACELERA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ÁREA FISCAL PANDEMIA ACELERA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ÁREA FISCAL por Regis Garcia 1 dia atrás Olá caro aluno, seja bem-vindo ao nosso fórum. Leia o texto base e realize a sua postagem. Reinvenção dos negócios e iminência da reforma tributária geram uma corrida das empresas para transformar custos fiscais em retorno financeiro A chegada da covid-19 impôs uma série de desafios às empresas: lojas físicas passaram a vender online; restaurantes se renderam ao delivery; e negócios que eram locais ganharam escala nacional. A pandemia abriu horizontes e derrubou fronteiras. Mas não foi apenas na forma de vender que as empresas precisaram se transformar. Mas como se transformar num país com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo? Uma pesquisa recente da consultoria PwC com chief financial officers (CFOs) pelo mundo mostra que os impactos dos impostos estão entre as oito maiores preocupações dos executivos brasileiros em relação à covid-19. A queda da produtividade também ocupa posição de destaque no ranking. Faz sentido. Isso porque as empresas brasileiras gastam, em média, 1.900 horas por ano para pôr em dia as suas obrigações fiscais. “A legislação sofre dezenas de alterações por dia e, para acompanhá-las, não basta que as empresas criem labs e se digitalizem; é preciso que elas abracem a transformação digital de verdade”, alerta Paulo Castro, country manager da Sovos Taxweb, líder global em soluções para tratamento e compliance fiscal. Este texto é parte do artigo publicado pelo Sebrae, disponível em: https://exame.com/economia/pandemia-acelera-transformacao-digital-na-area-fiscal/. Acesso em: 14 outubro 2020. Proposta de discussão em nosso fórum. Baseado no texto apresentado, quais os possíveis ganhos para empresas e órgão de tributação a partir do processo de digitalização fiscal? Poste sua participação procurando não ultrapassar o total de cinco linhas em sua resposta. Bons estudos! Professor da disciplina.
Respostas
Resposta:
Podemos listar alguns ganhos para as empresas e órgãos de tributação referente ao processo de digitalização fiscal, exemplos:
Agilidade no processo de busca de canhotos, redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias, facilidade na transmissão das informações tributárias, aumento da produtividade, melhoria no fluxo do trabalho, possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e fiscais.
Explicação:
A pandemia do coronavírus provocou transformações inimagináveis em toda a sociedade.
Do ponto de vista tributário, verifica-se uma aceleração do processo de digitalização dos procedimentos fiscais, o que indubitavelmente pode trazer inúmeros benefícios tanto para o Fisco quanto para as empresas.
Nesse ponto, destaca-se a economia de tempo e de suprimentos nos processos fiscais, bem como ganhos relativos à segurança jurídica das informações declaradas.
Por último, espera-se que digitalização dos procedimentos fiscais possa dar celeridade para os citados procedimentos.
Leia mais sobre processos fiscais eletrônicos em:
https://brainly.com.br/tarefa/23012468