Sobre as guerras e os tratados leia as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Tratado de Madri, assinado em 1750, se baseava no princípio do uti possidetis, segundo o qual um território deve pertencer a quem o ocupou durante o processo de colonização. Assim, todos os territórios ocupados pelos colonos da Coroa portuguesa pertenceriam aos portugueses.
b) As disputas territoriais se intensificaram durante a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) entre França e Inglaterra e seus vários aliados. Contando com apoio francês, em 1762 os espanhóis invadiram a Colônia do Sacramento, o sul do Rio Grande do Sul e a ilha de Santa Catarina.
c) Em 1777, Espanha e Portugal chegaram a um novo acordo, assinando o Tratado de Santo Ildefonso. A Colônia do Sacramento e a região de Sete Povos das Missões ficariam com a Espanha; e a região do Rio Grande do Sul e a ilha de Santa Catarina, com Portugal.
d) Mas as disputas só foram solucionadas de vez em 1801, no Tratado de Badajós. Ele recuperava as decisões do Tratado de Madri: Portugal ficaria com a região de Sete Povos das Missões, e a Espanha, com a Colônia do Sacramento.
e) Os espanhóis não aceitaram abandonar a região de Sete Povos das Missões, mas os indígenas Guarani e alguns jesuítas se opuseram à decisão do Tratado de Madri e às tropas luso-espanholas. Nesse conflito, chamado de Guerra dos Emboabas (1707-1709), quase todos os 30 mil indígenas da região de Sete Povos morreram. Portugal decidiu, então, não entregar a Colônia do Sacramento à Espanha.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:letra D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás