As lutas culturais em torno da resistência ao regime militar não podem ser tomadas como um bloco único de ideologias e atores político-cultuais. Elas foram marcadas por um amplo leque de autores, movimentos e obras complexas e dinâmicas, perpassados por contradições internas e por dilemas estéticos e políticos." NAPOLITANO, Marcos. A 'Resistência' cultural durante o regime militar brasileiro: um novo olhar historiográfico. 2015. Considerando o amplo leque de agentes culturais envolvidos na resistência à ditadura civil-militar brasileira citada no texto, uma das manifestações artísticas de oposição e crítica ao Regime no período foi: *
Alguém sabe ?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Já no começo do Regime Militar (1964-1985), o governo federal se utilizou das mais diversas estratégias de coerção e controle da opinião pública. Os Atos Institucionais e a censura prévia à imprensa foram apenas dois desses mecanismos, amplamente utilizados ao longo de boa parte do período ditatorial no combate aos setores de oposição.
A repressão oficial não impediu, no entanto, que os mais variados grupos sociais tenham se mobilizado em reação aos desmandos dos governos militares. Ao contrário, à medida que as censuras se aprofundavam, os movimentos de resistência se radicalizavam, o que pode ser evidenciado na Passeata dos Cem Mil e no crescimento de grupos subversivos armados.
Explicação:
eu acho não tenho certeza
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás