• Matéria: Contabilidade
  • Autor: lailavnbenites
  • Perguntado 5 anos atrás

Balanço em Contabilidade é entendido como a igualdade entre duas somas, de uma conta ou de um quadro. Vulgarmente, a palavra balanço é erroneamente empregada em lugar de “inventário” e isto ocorre quando verificamos um aviso afixado na porta de um estabelecimento, onde se lê “fechado para balanço”, quando na realidade o que está sendo realizado é o que se denomina inventário , que é o arrolamento das mercadorias existentes, ou seja, o relacionamento das existências, para determinação do estoque. ( Fonte: KOHAMA, H. Contabilidade pública: teoria e prática. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 200.) Infere-se, do excerto, uma curiosidade sobre os balanços de maneira geral. Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O balanço orçamentário demonstra receitas detalhadas por categoria econômica e origem. II. O balanço patrimonial utiliza em seus quadros o saldo de caixa do exercício anterior para subsidiar a solicitação de créditos adicionais.
III. O balanço financeiro evidencia a movimentação financeira dos entes públicos por meio das receitas e das despesas orçamentárias e dos ingressos e dispêndios extraorçamentários.
IV. Com o balanço orçamentário, é possível visualizar as movimentações ocorridas no ativo e no passivo financeiros, bem como os permanentes.
Agora, assinale a opção que apresenta afirmativas corretas:
a) I e III.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) II e III.
e) I e IV.

Respostas

respondido por: isnicolyaraujo
12

Resposta: I e III

Explicação: as afirmativas II e IV são incorretas, pois, por meio do balanço financeiro é possível visualizar toda a movimentação financeira ocorrida no ente público. Por esse motivo, o saldo de caixa do período imediatamente anterior é inserido no demonstrativo, já que evidencia um quantitativo em numerário. Da mesma forma, o saldo do caixa ao final do exercício é evidenciado no demonstrativo para que seja transferido ao período seguinte. A solicitação de créditos adicionais ao orçamento é subsidiada pela apuração de superávit financeiro no balanço patrimonial, o qual tem um quadro exclusivo para esse fim. Além disso, o BP possui, ainda, um quadro que detalha ativos e o passivos financeiros e permanentes.

respondido por: brunogrimm
0

Resposta:as afirmativas I e III estão corretas

Explicação:

Resposta correta: as afirmativas I e III estão corretas, pois, por meio dos balanços exigidos pelas DCASP, há informações de três naturezas: patrimonial, financeira e orçamentária. O BO detalha receitas e despesas por categoria econômica (correntes /capital) realizando o confronto entre as previstas e as efetivamente realizadas. E o BF evidencia as movimentações de natureza financeira realizadas pelo ente público, demonstrando receitas e despesas orçamentárias bem como os ingressos e os dispêndios extraorçamentários.

Perguntas similares