As desigualdades que vivenciamos na sociedade também se fazem presentes nas leis que não atendem adequadamente os grupos que estão em desvantagem social. Assim sendo, adequar as leis para atender melhor aqueles que historicamente foram colocados a margem da sociedade certamente promoverá uma maior igualdade. A lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Entendendo essa lei como uma política de ação afirmativa podemos dizer que
Aprender história e cultura afro-brasileira atenderá somente os estudantes que se consideram negros, pois poderão conhecer melhor suas origens.
O ensino de história no Brasil privilegiou o ensino sobre a Europa e, portanto, deixou os estudantes pouco preparados para o exame do ENEM.
A história e cultura afro-brasileira é um elemento secundário na formação do Brasil, e um instrumento importante para percebermos também como a população negra não foi capaz de aproveitar o direito a liberdade para mudar de vida.
O ensino de história e cultura afro-brasileira poderá gerar mais desigualdades e desentendimentos entre alunos brancos e negros por serem obrigados a estudarem mais um conteúdo.
A história e cultura afro-brasileira é um elemento muito importante na formação do Brasil, e um instrumento importante para percebermos também como foi construída a desigualdade racial que ainda vivenciamos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás