A hidrografia da Região Nordeste é caracterizada por:
Uma grande quantidade de rios perenes – que não secam em época alguma do ano especialmente na sub-região do Sertão.
Uma grande quantidade de rios volumosos, como o rio Amazonas, que contribui fortemente para a construção de usinas hidrelétricas.
Uma enorme quantidade de rios temporários – que secam uma parte do ano – sendo o Rio São Francisco o maior dos exemplos desse tipo de rio.
Rios perenes – o Rio São Francisco como principal – com muita utilização hidrelétrica e também rios temporários, especialmente no Sertão.
Qual dessas está certa me ajudem por favor!
Respostas
Resposta:
Rios perenes – o Rio São Francisco como principal – com muita utilização hidrelétrica e também rios temporários, especialmente no Sertão.
Explicação:
No Nordeste brasileiro encontramos a presença de três grandes bacias hidrográficas: a Parnaíba, a São Francisco e a Tocantins-Araguaia. Esta última tem incidência apenas no sul do estado do Maranhão, divisa com Tocantins.Já a bacia do São Francisco é a mais importante, pois o rio que leva seu nome é perene, não deixa de existir nos meses de seca. O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e vai em direção sul–norte, passando por Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Sua importância vai além do consumo humano. Ao longo de seu curso, devido ao relevo acidentado da região, usinas hidrelétricas foram instaladas para a geração de energia, como a usina de Moxotó, entre os estados da Bahia e de Alagoas, e a usina de Sobradinho, também na Bahia.