• Matéria: História
  • Autor: sararinhha
  • Perguntado 5 anos atrás

Na primeira metade dos anos 1950, com a falência da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, tentativas de implantar um cinema industrial no Brasil fracassam. Rio, 40 Graus representa uma nova possibilidade de produção fílmica. Nelson Pereira dos Santos incorpora as lições do neorrealismo italiano, movimento cinematográfico surgido na Itália após a Segunda Guerra Mundial, que defende a utilização de atores não profissionais e filmagens em locações reais, longe dos estúdios. O cineasta continua a investigação do modo de vida dos grupos populares em Rio, Zona Norte, cujo protagonista é Espírito da Luz, compositor de samba que vende as suas composições para tentar alcançar o sucesso.



Nelson Pereira dos Santos foi um cineasta do movimento conhecido como Cinema Novo. Os filmes característicos desse movimento tinham preferência pela abordagem de temas ligados

A
às periferias brasileiras.

B
ao cotidiano das elites cariocas.

C
às produções culturais brasileiras, como a Bossa Nova.

D
a estereótipos brasileiros, como o caipira, simbolizado pelas comédias de Mazzaropi.

E
à realidade francesa, tendo em vista a inspiração da Nouvelle Vague, sobre o movimento.​

Respostas

respondido por: ClaraMeneguit
4

Resposta:

Letra A

Explicação:

Pq só 5 pontos?

Parágrafos do livro, página 133.

"Nessa época também surgiu um movimento cultural considerado oposto ao descomprometimento e à leveza da Bossa Nova, o Cinema Novo. Tratava-se de um movimento idealizado por jovens  cineastas inseridos num contexto de decadência de grandes estúdios cinematográficos brasileiros,  como Atlântida, Vera Cruz e Cinédia, que, nas décadas anteriores, levaram milhões de espectadores  aos cinemas com as chanchadas e as comédias de Mazzaropi."

"Seus filmes tinham o intuito de mostrar a realidade brasileira. Por isso, eram comuns as temáticas  sertanejas e das comunidades de favelas e periferias."

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