Sinopse: Dudu é um menino inteligente, curioso e negro! Quando sua professora Sônia aconselha que ele utilize um "lápis cor da pele" para pintar o seu desenho, isso provoca nele uma crise de identidade, levando-o a sair em busca de respostas para as suas dúvidas. (Duração: 19 minutos)
01) Justifique o título do curta:
02) Por que a expressão "lápis cor da pele" provocou em Dudu uma crise de identidade?
03) O que você achou da atitude da professora Sônia? Você achou que ela foi racista? Por quê?
04) Você considerou a atitude da mãe do menino correta? Por quê?
05) Posicione-se sobre essa fala da mãe do Dudu: "Mal entendido há mais de 500 anos", justificando sua posição:
06) O que a aconteceu com o pai do Dudu? No que isso pode, de certa forma, afetar a postura da mãe do menino?
07) Comente a frase, de acordo com o contexto em que ela foi empregada: "Existem muitas formas de se puxar o gatilho":
08) O pai da professora Sônia era racista? Justifique sua resposta:
09) Por que Sônia terminou o relacionamento com Gustavo? O que ela sente ao reencontrá-lo? Por que esses detalhes foram acrescentados à história do curta?
10) Como você responderia à pergunta "Qual é a cor certa?"? Comente:
11) Por que o menino decidiu ser chamado apenas de "Dúdú" e não mais de Eduardo? O que isso revela?
12) O que o desenho do menino no final do curta significou?
13) Que mensagem o curta transmite?
14) De que parte do curta você mais gostou? Por quê?
Respostas
Resposta:
1- é porque o texto fala sobre o lápis
2- porque ele era moreno e o "lápis cor de pele" um rosa clarinho quase branco
3- achei que ela falou no calor do momento, sim, porque hoje em dia é "normal" certas coisas mas na verdade não é
4- sim Porque se ela deixasse para lá e pensasse normal e tudo mais igual a professora o menino ele caiu na cabeça e não ia se aceitar poderia até ter depressão
5- há mais de 500 anos essa fala "lápis cor da pele" é usada mas cor da pele de quem? Por que todo mundo é diferente, não tem ninguém igual! Então temos que parar de chamar o lápis de cor da pele e chamada de rosa clarinho outro nome
6- o pai de Dudu morre por ele está correndo fazendo uma caminhada ali e um cara Branco assalto na loja só que como o pai do Dudu está correndo ouvir no fone não houve ninguém não ouvir nada ele continue na sua rota e o pessoal que vai atirar ver a pessoa branca parada e o pai do Dudu negro correndo e atira nele por isso a reação da mãe quando o filho fala lápis cor da pele
7- porque ele poderia ter acertado o cara Branco parado ali mas não ele mirou no negro porque ele estava correndo e Como é nego né todo mundo desconfia até hoje
8- sim ele se dizia que não mas ele era sim ele não autorizou a filha a casar com o cara que ela gostava Por quê Ela poderia querer ter filhos poderia nascer filhos negros e ele não queria queria netos branco
9- por causa da Sementinha que o pai dela colocou na cabeça dela e não querer ter filhos negros mas assim que reencontra ele sente aquele amor que ela sentia quando conheceu para ela perceber que ela foi racista sim com o Dudu
10- responderia 2 pontos não existe cor certa, todas as cores são certas cada um é lindo (a) da sua cor
11- que finalmente ele se aceitou Dudu significa negro
12- que ele se aceitou que ele gosta de ser negro é que ninguém pode dizer o contrário
13- que devemos pensar antes de falar qualquer coisa, talvez para a gente é "normal" mas normal é diferente de comum, e devemos tomar cuidado com o que falamos às vezes sai sem querer ou às vezes queremos machucar a pessoa
14- essa é individual
1. O título "Dudu e o lápis cor da pele" se dá pelo questionamento do garoto a respeito do lápis não apresentar a cor da sua pele.
2. A expressão provocou uma crise em Dudu pois ele era um menino moreno, entretanto, o lápis identificava a tonalidade de pele considerada como sendo branca.
3. Ela foi racista, pois como educadora, ela deveria saber o significado de pluralidade e inseri-lo em sua didática pedagógica.
4. A mãe estava certa e não poderia deixar a situação como estava, uma vez que a situação afetou o psicológico de seu filho.
5. A mãe de Dudu alega que esse "mal entendido" era fruto da discriminação existente desde o tempo da escravidão.
6. O pai de Dudu morreu confundido com um assaltante, apenas por conta da cor de sua pele. Isso pode ter afetado a postura de sua mãe, que não aceitaria outro caso de racismo afetando alguém de sua família.
7. O contexto da frase indica que existem atitudes que podem matar alguém sem a necessidade de se atirar efetivamente. O racismo, no caso, é apontado como sendo uma delas.
8. O pai da professora era racista. Ele não autorizou sua filha a se casar com um rapaz negro temendo que os filhos refletissem sua hereditariedade.
9. Sônia terminou o relacionamento por pressão parental. Ao reencontrar o antigo namorado, entretanto, relembrou o amor que sentia e percebeu sua atitude racista.
10. Responderia que não existe cor correta. Todas podem ser utilizadas.
11. O menino quis ser chamado de Dudu, pois o significado da palavra é "negro". Ele estava aceitando orgulhosamente as suas origens.
12. O desenho ao final do curta simboliza a aceitação do garoto.
13. O curta transmite uma mensagem de pluralidade, aceitação e combate aos preconceitos.
14. Essa resposta é de cunho pessoal e cabe ao aluno revelar a parte do curta que mais gostou.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/33375287