• Matéria: Direito
  • Autor: samaraneves65
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise as disposições a seguir:
Constituição Federal
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; “
Lei Complementar 105/2001
“Art. 1o As instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados. (...)
§ 4º A quebra de sigilo poderá ser decretada, quando necessária para apuração de ocorrência de qualquer ilícito, em qualquer fase do inquérito ou do processo judicial, e especialmente nos seguintes crimes: (...)”
Legenda
UIF - Unidade de Inteligência Fiscal da Receita Federal do Brasil
STF - Supremo Tribunal Federal
RFB - Receita Federal do Brasil
(EQUIPE MÉTODO. Vade mecum tradicional: método. 12. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2020. E-Book. p. 4; 1.039).
Sobre o sigilo bancário e a jurisprudência do STF, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a.
É constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal do Brasil, somente na hipótese de lançamento de tributo para fins de execução fiscal.

b.
Os direitos à privacidade e intimidade são protegidos pelo sigilo fiscal, e em se tratando de direitos fundamentais e cláusulas pétreas não podem ser afastados nem por ordem judicial.

c.
As informações compartilhadas pela UIF e RFB independem de comunicação formal, vez que não estão sujeitas a controle judicial.

d.
O compartilhamento de dados abrangidos pelo sigilo fiscal pela UIF e pela RFB dependem do Poder Judiciário na hipótese de implementação de comunicações formais.

e.
O compartilhamento do procedimento fiscalizatório da UIF da Receita Federal do Brasil que define o lançamento do tributo, com os órgãos de persecução penal para fins criminais é constitucional.


samaraneves65: e.
O compartilhamento do procedimento fiscalizatório da UIF da Receita Federal do Brasil que define o lançamento do tributo, com os órgãos de persecução penal para fins criminais é constitucional. Correto

Respostas

respondido por: victorcarlos839
0

Resposta:

O compartilhamento do procedimento fiscalizatório da UIF da Receita Federal do Brasil que define o lançamento do tributo, com os órgãos de persecução penal para fins criminais é constitucional. Correto

Explicação:

Perguntas similares
7 anos atrás