• Matéria: Direito
  • Autor: emiliadourado
  • Perguntado 5 anos atrás

Quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares [...]. Como afirmou Bronckart (1999: 103), “a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas”.

MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008.

Tomando como base o texto acima, é correto afirmar que





A.
as situações sociais particulares, por mais que importantes, podem ser descartadas quando se refere ao processo de produção textual, uma vez que o produtor de texto tem autonomia para produzir os sentidos que almeja.



B.
os gêneros textuais operam, em certos contextos, como formas de legitimação discursiva, já que se situam numa relação sócio-histórica com fontes de produção que lhes dão sustentação além da justificativa individual.



C.
os gêneros acadêmicos possuem uma diversidade composicional acentuada e, por essa razão, não podem configurar padrões genéricos.





D.
toda manifestação verbal escrita, diferente da oral, se dá sempre por meio de um gênero formal. O ambiente acadêmico, profundamente formalizado, dispensa, por assim dizer, a fragilidade dos gêneros acadêmicos orais.



E.
a apropriação dos gêneros é fundamentalmente social, o que significa dizer que não devemos levar em conta os aspectos individuais de produção de textos.

Respostas

respondido por: felismina302510
3

Resposta:

essa eu não sei desculpa

Perguntas similares