Respostas
Resposta:
O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis. Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes.
Explicação:
Somente em 1912 é que a ideia do movimento dos continentes foi seriamente considerada como uma teoria científica designada por "Deriva dos Continentes" e publicada em dois artigos pelo meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener. Ele argumentou que há cerca de 200 milhões de anos, ainda na Era Paleozoica, havia um supercontinente "mãe" - Pangeia - e um gigantesco oceano chamado Pantalassa.
Observando um mapa podemos perceber que o contorno da América do Sul, encaixa perfeitamente na África. Esse fato curioso junto com outros, remeteu muitos pesquisadores a ideia de que os continentes atualmente separados, estiveram unidos em uma única massa de terra denominada Pangeia.
Deriva continental
Pangeia é o nome dado a um super continente que existiu a aproximadamente 200 milhões de anos atrás, dando início a partir dessa data, a deriva continental.
A deriva continental foi simplesmente o deslocamento mecanicamente das placas tectônicas sobre uma porção inferior, dado pela incorporação da teoria da tectônica das placas, afirmando geodinamicamente que os continentes sofrem movimentos relativos.
Antes do Período Jurássico, a Pangeia não havia começado o seu processo de separação, ela era uma massa continental única envolvida por um enorme oceano denominado Pantalassa. Com o início do Período Jurássico na era Mesozoica, a Pangeia rompeu formando dois continentes:
- Laurasia – constituída pela América do Norte e a Eurásia formada pelo continente europeu e asiático;
- Gondwana – constituída pela América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia.
Nesse rompimento, formou-se entre os dois novos continentes, um mar, denominado Mar de Tetes. Desses dois continentes, ocorreram outras rupturas como a Índia, que se separou da Gondwana rumo ao norte, se colidindo com o continente asiático na Era Cenozoica, dando origem a Cordilheira do Himalaia onde fica o Monte Everest.
Após toda a fragmentação da Pangeia, temos os últimos 65 milhões de anos, os continentes como conhecemos que ainda continuam deslocando muito lentamente.
Saiba mais sobre deriva continental em: https://brainly.com.br/tarefa/25045077
#SPJ2